quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Um dia novo já vem...
É o começo de um novo tempo, cada dia que passa nós temos a oportunidade de melhorar nossas ações, nossos gestos e atitudes. E quem ainda não parou pra pensar nisso, está aí a hora certa de pensar! A gente está construindo a cada dia, a cada instante e em cada ação esse dia novo que já vem.
O dia novo que se aproxima é um dia melhor, com certeza, um dia em que as pessoas serão mais justas, onde as pessoas passarão a ver a beleza nas pequenas coisas e começarão a entender que o mundo é muito grande e que as nossas chances de sermos felizes são maiores ainda, tudo só depende de nós.
Escolha! Faça agora essa escolha, a de ser feliz naquilo que você gosta de fazer e não tenha medo de arriscar. Lembre-se sempre: "Ninguém é capaz de ser feliz sozinho!".
Divida essa felicidade, seja o responsável pela alegria de alguém!
Construa hoje o dia novo que a gente quer, você tem tudo que precisa: Você!
Viva o ano que vem aí! Viva a felicidade que existe em cada um de nós!
Viva Dom Bosco! Viva ao nosso Grande Pai!
E como não poderia deixar de ser: Viva a juventude!
Os operários dessa grande obra chamada "Amanhã"!
Feliz Ano Novo!
domingo, 28 de dezembro de 2008
No ar: Dom Bosco sem Fronteiras
E como não poderia deixar de ser, a música de lançamento desse novo espaço no blog é uma das mais conhecidas, e talvez mais bonitas, músicas salesianas: Dom Bosco sem fronteiras.
Se você já ouviu, ouça de novo, se não ouviu está é a oportunidade de conhecer um pouco mais dos ritmos da salesianidade.
Dom Bosco sem Fronteiras
Composição: Pe. Gildásio Mendes, sdb
Ontem eu vi crianças de todos os lugares
Pedindo um espaço pra brincar
Jovens que gritavam sua liberdade
Querendo construir um amanhã
Mães chorando os filhos perdidos na guerra
Corações sangrando pela dor
Quanta dor ferindo meu planeta
Quantas Etiópias pelo mundo
Quantas Hiroshimas pela Terra
Aqui onde a gente foi chamado para amar
É preciso alguém que nos anime a caminhar
Dom Bosco!
Dom Bosco!
No meio das crianças ele surgirá
Juntos com os pobres ele lutará
Nas periferias ele ficará
Nas praças e avenidas ele brincará
Toda a injustiça ele gritará
Com a juventude ele seguirá
Sinta a alegria desse homem que amou
Foi Deus quem enviou
Ninguém pode se esquecer
Ele continua tão presente entre nós
Seu canto, seu sorriso,
Sua fé, sua missão
Aquilo que plantou
Nunca mais há de morrer
No jovem que caminha
São João Bosco vai viver
Escute as crianças
Que não param de cantar
Dom Bosco é futuro
Ele vai continuar
Aleluia! Aleluia!
Aleluia! Aleluia!
Dom Bosco sem fronteiras
Grande é seu coração
Jovens pelo mundo inteiro
Cantam esta canção
Dom Bosco
Grande é seu coração
Jovens pelo mundo inteiro
Cantam esta canção
Download:
http://www.4shared.com/file/77537559/1642e832/Dom_Bosco_sem_Fronteiras.html
Viva Dom Bosco! \^^/
sábado, 27 de dezembro de 2008
Don Bosco il Musical
O músical veio como uma feliz coincidência justo no ano em que a Família Salesiana está em festa, e traz aos palcos a história do santo da juventude, recontando as dificuldades enfrentadas aos nascer dos primeiros oratórios e o nascimento da Congregação Salesiana.
Em uma produção de Faustini srl, com texto de Renato Biagioli e Piero Castellacci, musica de Alessandro Aliscioni e Achille Oliva e Marcello Cirillo, cantor e apresentador de TV, no papel de Dom Bosco o musical já é um sucesso na Itália e encontra-se em turnê pelos principais teatros de lá. Piero Castellacci já é bastante conhecido por outros musicais de sucesso como"Forza Venite Gente", sobre a vida de são Francisco de Assis, e “Madre Teresa”. E agora essa equipe se aventura a recontar a vida do fundador dos Salesianos.
Curiosamente o produtor do espetáculo, Elia Faustini, era frequentador de um oratório paroquial e, segundo o que contou em entrevista coletiva, o seu trabalho em teatro nasceu em um oratório.
O musical é realmente uma obra-prima, com ritmos bem atuais, um elenco de primeira e coreografias belíssimas. É de encher os olhos.
No site estão disponíveis algumas canções, vídeos e fotos. E, ainda segundo o site, em janeiro estará disponível a trilha sonora do espetáculo, vamos torcer!
Como você imagina Dom Bosco?
Encerramento do Oratório Festivo Dom Bosco (EST)
E se você quiser conferir o albúm de fotos desse evento: clique aqui e acesse o albúm
virtual do Picasaweb com as fotos desse e outros eventos e atividades da AJS.
domingo, 14 de dezembro de 2008
Encerramento do Oratório - Centro Social Auxilium
E viva a juventude salesiana!
E se você quiser conferir o albúm de fotos desse evento: clique aqui e acesse o albúm virtual do Picasaweb com as fotos desse e outros eventos e atividades da AJS.
domingo, 30 de novembro de 2008
JOPOS 2008, união da juventude salesiana
Brincadeira, animação, entusiasmo... isso e muito mais fizeram parte do JOPOS que integraram a juventude de diversas localidade com espírito esportivo, companheirismo e muita alegria. E assim foi das dez da manhã ate às seis da tarde, com a participação de aproximadamente quinhentas crianças, jovens e adultos.
Ao final o grupo teatral Luz Divina apresentou uma pequena encenação sobre um sujeito que queria sempre ser mais do que podia ser. E assim terminamos mais um domingo e vamos chegando ao fim de mais um ano, de realizações, descobertas, surpresas e muitas alegrias. E o oratório estará sempre aí para receber a juventude, quem faz o oratório é a juventude. Como diz o trecho de uma música que algum salesiano deixou para nós: “O Oratório é 100% Você!”.
Viva a juventude salesiana!
E se você quiser conferir o albúm de fotos desse evento: clique aqui e acesse o albúm virtual do Picasaweb com as fotos desse e outros eventos e atividades da AJS.
sábado, 29 de novembro de 2008
Isley Nascimento parte para Manaus (AM)
No segundo semestre desse ano, ele e um grupo de jovens viajaram à terras mineiras para participar do III Encontro Nacional da AJS lá em Cachoeira do Campo/MG e mais recentemente repassaram as motivações desse encontro aos jovens de Belém, Ananindeua, Salinas e Castanhal.
Fica aqui registrado nosso agradecimento por seu empenho e dedicação no trabalho com a juventude paraense e desejamos sucesso à ele em sua caminhada. Em 2009, Isley estará se dirigindo à terra santa (Jerusalém) para cursar teologia.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
MÚSICA: NOSSA EXPRESSÃO
BAIÃO DA AJS
Quando olhei a violência
Fruto de tanta omissão
Me articulei aos meus irmãos
Para encontrar a solução.
(defendendo os direitos de todos os cidadãos)
Trabalhando pelo jovem
Pra salvar da perdição
Ensinando o valor da vida
E o amor aos nossos irmãos.
(defendendo os direitos de todos os cidadãos)
Nosso grupo AJS
Somos grupo de cristãos
A Dom Bosco e a Mazzarello
Agradecemos à formação
(defendendo os direitos de todos os cidadãos)
Gostou?
Você acabou de ver um exemplo vivo da juventude salesiana.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
2° Encontro de Repasse do III ENAJS - Salinas e Castanhal
A participação juvenil foi o ponto chave do encontro contando, ainda, com muita música, animação e brincadeiras. Os jovens também estiveram envolvidos em momentos de reflexão sobre a importância da defesa da vida e puderam conhecer um pouco mais sobre o universo que compõe a AJS, compreender alguns traços e aspectos da espiritualidade juvenil salesiana através das oficinas e participar do momento de oração e celebração da palavra.
Mas não é só isso, esses jovens voltam para suas comunidades levando toda essa motivação para fazer a parte mais importante, e talvez a mais bonita, que é transmitir essa motivação, que eles receberam e vivenciaram, na sua experiência cotidiana. E a corrente ficará cada vez mais forte para juntos podermos gritar sempre ao mundo que a juventude salesiana tem mais que mil razões para viver, tem mil razões para acreditar e fazer um mundo melhor!
E viva a Juventude Salesiana!
E se você quiser conferir o albúm de fotos desse encontro, clique aqui e acesse o albúm virtual do Picasaweb com as fotos desse e outros eventos e atividades da AJS.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
“O oratório é o paradigma de todo ambiente salesiano”.
O oratório não foi inventado por Dom Bosco; ele já existia há centenas de anos. Se em Turim, o pai do Oratório foi o p. Giovanni, Dom Bosco colocou-se em suas pegadas e desenvolveu um novo Oratório de grande originalidade e sucesso.
1. Diversamente de seus modelos, o Oratório de Dom Bosco não se apresenta como uma obra paroquial, mas como uma proposta de formação oferecida a pessoas que a paróquia não pode atender. Não se trata tanto de substituí-la, mas de perceber que ela, com a sua estrutura herdada de uma cultura de aldeia, é incapaz de dar uma resposta apta à cultura da cidade, a jovens desenraizados do seu habitat natural. A resposta da comunidade cristã a essas novas situações é, muitas vezes, dogmática, sena de pura condenação: a cidade é o lugar do mal, enquanto impede o trabalho pastoral; a emigração é julgada como uma fuga da busca de novidades perigosas, com a conseqüência perda dos sistemas anteriores de referencia e, portanto da prática religiosas e da fé; a indústria corre risco de ser um espetáculo de vício, uma escola de perdição. Para Dom Bosco, diversamente, a cidade não é o lugar do mal, mas a nova realidade emergente. Pensa em enfrentar os problemas, em encontrar soluções que não se limitam à condenação. E será a realidade urbana a indicar-lhes os caminhos a tomar: recolher os jovens abandonados oferecer-lhes um lugar de encontro (que se torna também lugar de diversão, coisa essencial para os meninos), dar-lhes uma cultura de base que não os deixe desarmados diante das novas realidades e, enfim, oferecer a possibilidade de trabalho. A base de tudo será a formação religiosa, condição preliminar para a aquisição dos valores morais. A instituição oratoriana Valdocco torna-se assim o lugar de passagem e inculturação dos jovens que chegam do campo à cidade, que se transferem da sociedade rural à sociedade transformada pela industrialização: o seu primeiro encontro-desencontro com a modernidade.
2. O Oratório de Valdocco acolhe, de inicio garotos ligados a atividades de construção e obras públicas, dos 8 aos 20 anos, alguns saídos da prisão. O fluxo dos jovens é variado: sucedem-se em ritmo contínuo de chegadas e partidas: há os que vem só à noite; outros, mais pequenos, só aos domingos e dias de festa. Quase todos provem a periferia da cidade e da província e são, na maioria, órfãos ou meninos de rua. Dom Bosco reúne-os, no domingo à noite, e faz-lhes as recomendações de um bom pai de família.
3. A organização do Oratório tem suas regras precisas, mas também inúmeras margens de adaptação a tipologias diversas dos jovens. Isso serve, por exemplo, para a oração, freqüente de nunca descuidada, mas diante dos esquemas clássicos da vida paroquial. Para os jovens chamados ao trabalho sem descanso, a festa é ocasião de pausa, de um momento de oração, mas também de alegria, clima familiar são elementos fundamentais da firmação religiosa. A finalidade do Oratório é certamente a salvação da alma, mas mudam os instrumentos e os métodos: o medo e o temor são substituídos pela alegria, pelo carinho, pela ternura, pela paternidade. O jogo, compartilhado por Dom Bosco e seus clérigos, adquirem força pedagógica: muda o estilo do padre do “sacramento”, “separado”, que se transforma no padre inserido, que participa e compartilha tudo que seja dos jovens, que o devem considerar não uma personalidade distante, mas um companheiro de brincadeiras e de vida.
4. Levado aos poucos pelas exigências da situação, o Oratório transforma-se. Num primeiro período, os jovens vêm do mundo do trabalho, precisam apenas de uma formação cultural de base, escola de religião, um trabalho. Em seguida, acrescenta-se as escolas elementares diurnas para que não pode freqüentar as públicas, escola ginasiais, internato, oficinas de artesanato (primeiros passos para as escolas profissionais); alguns clérigos disponíveis tornara-se “sociedade salesiana”. O Oratório, porém, continua sempre o ponto de referência do trabalho de Dom Bosco, que explicava o seu sistema com as três palavras: razão, religião, carinho, palavras “atuadas” para acolher e prover os jovens em suas necessidades mais variadas, inclusive a sua responsabilização. Todos devem colaborar, cada um é objeto e sujeito de todas as iniciativas; a gestão de tudo é, muitas vezes, confiada a pequenos grupos mais responsabilizados, que formam o elemento arrebatador da massa juvenil.O desenvolvimento prodigioso da obra salesiana só pode ser compreendido a partir da experiência das origens. O primeiro Oratório de Turim-Valdocco será sempre o modelo ideal do que se inspirar.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Vem aí: JOPOS 2008!
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Reunião de equipe - Oratório Festivo Dom Bosco (EST)
domingo, 2 de novembro de 2008
Festival da Pizza - 45 anos do Centro Social Auxilium
No evento ocorreu ainda o sorteio de um celular e um mp3 player. E teve muita pizza, claro! E aquele clima salesiano de sempre, alegria, diversão, tudo aquilo que a gente adora!
Viva a juventude salesiana! \^^/
E se você quiser conferir o albúm de fotos desse encontro, clique aqui e acesse o albúm virtual do Picasaweb com as fotos desse e outros eventos e atividades da AJS.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Terra, a Grande Maloca - III ENAJS
O apresentador diz: "Chama uma indiazinha, aí!"
Cadê? o.Õ
eheheh :p
e Viva a Juventude Salesiana! \^^/
Encontro de Repasse do III ENAJS - Belém e Ananindeua
Viva a juventude! \^^/
E se você quiser conferir o albúm de fotos desse encontro, clique aqui e acesse o albúm virtual do Picasaweb com as fotos desse e outros eventos e atividades da AJS.