JOVENS NAS TEIAS DA COMUNICAÇÃO
UMAS FRASES CLÁSSICAS RELACIONADAS À COMUNICAÇÃO, VEM DO GRANDE HUMORISTA CHACRINHA: “QUEM NÃO COMUNICA, SE TRUMBICA!”. NISTO, SE EU NÃO DIVULGO OU SE NÃO ESTOU ANTENADO AS INFORMAÇÕES QUE ESTÃO AO MEU REDOR, LOGO “NÃO ESTOU FAZENDO NADA”. PELO MENOS SERÁ A IDÉIA DE QUEM ESTÁ ME VISUALIZANDO E, QUE MUITAS VEZES É AQUELE(A) DESTINATÁRIO(A) DA MINHA AÇÃO.
No contexto que estamos, democratizar a informação é um desafio a ser enfrentado por todos(as). A Pastoral da Juventude por exemplo, propõe dentre os seus projetos, o Teias da comunicação. Uma proposta horizontal e multilateral que agrega lideranças juvenis, esteja ela nos grupos de base ou nas coordenações regionais e nacional. Mais que isso, agrega não só pessoas da PJ, mas de outros segmentos eclesiais e sociais, através de sites e perfis no twitter, facebook, etc.
E quem move o Teias da Comunicação? Claro que há uma orientação e uma equipe que o dinamiza, mas todos(as) temos que nos entender tecedores(as) desta rede. Cada um tem a contribuir, nos espaços que estiverem, para divulgar o que os(as) jovens vem desenvolvendo em vista da Civilização do Amor. Afinal, a comunicação é nosso instrumento de evangelização.
Portanto, é preciso “avançar para águas mais profundas” (cf. LC 5, 1-11). Ser jovens evangelizadores(as) de outros(as) jovens em rede, responsáveis pela barca da Vida, rumo ao Reino. Não comunicar, é deixar-se levar pela maré do comodismo e do individualismo. Educomunicar, é ser profeta, ser profetiza: denunciando o que mata e anunciando boas ações, em vista de outro mundo possível!