sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Está ocorrendo em Belém do Pará o Fórum Social Mundial.


"Um outro mundo é possível."
Este é o tema do Fórum Social Mundial 2009, que está ocorrendo na Amazônia, precisamente em Belém do Pará. Os participantes do evento mundial estão discutindo os problemas da amazônia, do Brasil e do mundo nas atividades (palestras e conferências) ocorridas, em sua grande maioria, no campus da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) e na UFPA (Universidade Federal do Pará). Os grandes protagonistas desse evento são os povos do mundo inteiro, ativistas ambientais, sociais, militantes político-partidários (da esquerda em sua maioria), religiosos e religiosas, estudiosos, jovens, indígenas, negros, mulheres, homens, enfim, todos os segmentos da sociedade mundial, que está representada ou está presente neste fórum que discute, temas atuais e históricos.
Importante destacar, também, que é muito grande a participação da juventude nos espaços e discussões do FSM. É esta juventude que protagoniza mais este momento histórico, o primeiro FSM na amazônia. Fico feliz em acompanhar de perto os debates e os espaços do território do FSM e ver amigos, jovens idealistas, jovens ativistas, jovens militantes, jovens estudantes, jovens que não se fecharam, pelo contrário, entregaram-se ao debate do que é melhor para a sociedade, jovens que valorizam a vida humana, preferem a luta social ao egoísmo corriqueiro da sociedade, jovens únicos e raros na atualidade.
Me propus a vivenciar os debates para que pudesse, não só conhecer novas pessoas em um curioso intercâmbio cultural, como também tomar conhecimento das opiniões e análises semelhantes ou não das minhas. Sobretudo, me propus a isto para que eu também pudesse contribuir na construção de um mundo diferente, onde o sistema não permita a ocorrência de tanto sofrimento, dor, angústia, fome, desemprego, segregação, preconceito. Um mundo em que não mais vejamos crianças morrerendo; trabalhadores desempregados; diferenças de classe; a segregação, seja ela étnica, por sexo, raça, posição socio-econômica; enfim, tudo isso que o sistema desleal, desumano e vergonhoso nos impõe com suas mãos de ferro. Logo, uma vez que o capitalismo tem por essência essa característica, faz-se urgente a mudança para qualquer método de defesa da vida humana na sua plenitude.
Por fim, apesar de muitos problemas de organização do Fórum (problemas de infra-estrutura e comunicação, que não afetam a realização dos trabalhos, embora atrapalhe bastante) nós ainda acreditamos e acreditaremos sempre que esse mundo não é o único mundo capaz de nos abrigar, de nos acolher. Acreditamos que podemos construir a sociedade alternativa, onde os direitos sejam de todos, onde todos sejam iguais, vivam em paz, como irmãos.
Viva a democracia, viva a vida, viva os povos, viva os lutadores do povo, viva o FSM!!!
Até depois do Fórum!

Abraço fraterno para todos,

Pedro Castro.

domingo, 25 de janeiro de 2009

CHEGANDO.

Caros amigos,
Meu nome é Pedro Castro, sou um jovem de 18 anos e ex-aluno salesiano disposto a contrinbuir para o crescimento individual e coletivo das pessoas que o Senhor da Vida põe em meu caminho. Disponibilidade e desejo adquiridos em minha passagem pelo colégio do Carmo Belém. Passagem esta que marcou minha vida e encheu-me de alegria e orgulho, pois foi justamente nessa casa que eu escrevi parte importânte da minha história de vida.
Lembro-me de quando era aluno, dos amigos, das festas, das atividades, sempre fazendo o possível para estar presente nos trabalhos pastorais, atuando no grupo de coroinhas, oratório, grupo de jovens, catequese. Onde de fato necessitava de esforço e doação, alí, eu e meus colegas procuravamos nos fazer presentes. Esta é a missão de todos nós, jovens entusismados com a vida e com o Senhor da vida.
Certamente fiz amizades importantes e não tenho dúvidas de que são amizades para sempre. Jovens que chegavam, que saíam, mas que estavam alí, sempre presentes. Eram, também, religiosos salesianos, cujo os nomes ainda recordo pela tamanha importância e proximidade, como os padres Alberto, Zé Raimundo, Gennaro, François, Amiraldo Sousa, Zema, Gualberto, Laudato, e outros salesianos que me ensinaram o que Dom Bosco queria dos jovens, ou melhor, quem era Dom Bosco. Jamais poderia esquecer dos amigos Daniel Cunha (hoje diácono, que em agosto será ordenado padre), do Ir. Matias Juan e de outros que com maior ou menor contato fizeram-se presente em minha caminhada.
Com certeza, uma longa caminhada repleta de dificuldades e vitórias. Ainda bem que nós possuíamos a escola, a família, os amigos, pois, o desgaste era grande, sempre consumindo nosso tempo, nossas forças. Entretanto, a realização de ver um trabalho se desenvolvendo e crescendo, como filhos que crescem ao lado dos pais, nos enchia de alegria e nos entusiasmava cada vez mais, nos fazendo perceber que, realmente, Dom Bosco tinha razão: todo jovem que chega em uma casa salesiana, vem pelas mãos de Nossa Senhora.
Vimos milagres, realizações e vitórias em cada um que chegava ou saía. Sempre fico muito feliz ao entrar na casa de D. Bosco, sinto-me em casa novamente e é esta mesma necessidade de cuidar desta casa que me faz recordar de um lema muito usado pelos religiosos ao se ordenarem presbíteros: "O zelo por tua casa me consome."
Este zelo não é somente material, é principalmente espiritual. Cuidar da casa do Senhor se equipara, no sentido, a cuidar das coisas do reino de Deus, das almas que Ele nos permite auxiliar, acompanhar, logo, cuidar da juventude.
Em meio a tantas mudanças em minha vida, sinto a real necessidade desse retorno ao seio da família salesiana, como o filho pródigo que retorna a casa do pai.
Na certeza do acolhimento dos meus irmãos, amigos e filhos, faço um momento de apresentação e dedico o meu retorno à todos que jamais desistiram de mim, à Dom Bosco e aos anjos e santos do céu, que não cessam de interceder pela juventude.

Do sempre amigo,

Pedro Castro.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Oratório Salesiano é tema de TCC


Na última quarta-feira, dia 21, o estudante do Curso de graduação em Ciências Sociais da UFPa (Universidade Federal do Pará) Vicente Cruz defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema “Um Oratório Salesiano como proposta de Políticas Públicas”, com base em pesquisas de campo e convivência no Oratório Festivo Dom Bosco, da Escola Salesiana do Trabalho, coletando dados dos freqüentadores do Oratório durante o período do 2° semestre de 2005, e fazendo a comparação como os dados do primeiro semestre de 2008.


A pesquisa defende que um oratório salesiano pode ser uma proposta de políticas publicas, pois essa atividade já existe há 50 anos (muito antes do surgimento da Escola Salesiana do Trabalho) graças à iniciativa de alguns voluntários que tocam para frente essa ação sem precisar de um decreto governamental para fazê-lo. É um ambiente que oferece ao jovem da periferia a oportunidade de ter um momento de lazer e evangelização dentro de um espaço que viabiliza o seu crescimento humano. O oratório é a escola que educa para a vida, pois sua proposta central é transmitir valores e virtudes a juventude através de práticas esportivas, música, dança, e arte.


O trabalho recebeu o conceito Excelente e Vicente Cruz é o mais novo Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais. Vale lembrar que durante o ano passado ele esteve bastante envolvido no Oratório, não só pela pesquisa de campo, como também integrou a equipe de Animadores.


No ano de 2008 o Oratório Festivo Dom Bosco reabriu as portas depois de dois anos sem atividades, recebendo a cada domingo um número maior de freqüentadores. Em novembro realizou o JOPOS (Jogos Paraenses dos Oratórios Salesianos) que reuniu jovens de várias obras salesianas para participar de torneios esportivos. O retorno das atividades oratorianas será dia 8 de Fevereiro, o oratório acontece sempre aos domingos a partir das 14h30.

Disco Virtual - AJS

Como disse na postagem anterior, é com o maior orgulho que apresento do Disco Virtual da AJS!

Mas o que é um "disco virtual"? É o nosso espaço para compartilhar materiais e recursos pastorais como textos, fotos, vídeos e músicas, em sua maioria, referentes a missão salesiana.

Acessa aí:
http://ajs-pa.4shared.com/

Lembrando que o blog já contava com o recurso do "Albúm Virtual" onde estão armazenadas as fotos dos eventos e atividades da AJS:

http://picasaweb.google.com/wellingtongoncalves.sdb/

Viva a juventude salesiana!

24 DE JANEIRO, DIA DE SÃO FRANCISCO DE SALES

São Francisco de Sales nasceu no dia 21 de agosto de 1567 de uma família nobre, no reino da Sabóia, situado entre a França, Itália e Suíça.

Foi ordenado bispo de Genebra em 1602, mas residia em Annecy (agora situada na França), já que Genebra estava sob o domínio dos Calvinistas e ficou fechada para ele.Sua diocese tornou-se muito conhecida na Europa por motivo de sua organização eficiente, seu clero zeloso e os leigos bem esclarecidos - uma realização monumental naquela época.

Francisco aceitou em sua casa um jovem com dificuldade de audição e criou uma linguagem de símbolos para possibilitar a comunicação. Essa obra de caridade conduziu a Igreja a dar-lhe um outro título, ou seja, o de Padroeiro dos de Difícil Audição.

O espírito e a fama de Francisco e a influência dos seus escritos se estenderam rapidamente depois de sua morte. A Igreja o declarou santo formalmente em 1665 e lhe deu o título excepcional de Doutor da Igreja em 1867 - um título outorgado só a uns 30 santos na história da Igreja que são famosos por seus escritos. A sua festa a Igreja celebra no dia 24 de janeiro.

Fundada por São João Bosco, a Família Salesiana foi criada para a educação e promoção da juventude mais pobre e a classe popular. A 3 de Abril de 1874 a Igreja aprovou a Congregação Salesiana formada por Sacerdotes e Irmãos que se propõem serem "sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres". O fundador deu a esta Congregação Religiosa o nome de "Sociedade de S. Francisco de Sales" porque a espiritualidade deste santo devia inspirar um estilo educativo que denominou "Sistema Preventivo". Para distinguir esta Congregação de outros institutos inspirados também em S. Francisco de Sales, mas não fundados por S. João Bosco, os membros deste Instituto recebem a sigla de S.D.B. (Salesianos de Dom Bosco).

O ano já começou faz tempo...



Pois é, minha gente, o ano já começou e fazem mais de três semanas, eu andei meio atropelado nas datas e atrasando essa postagem, então sejam muito bem vindos. Tem muita coisa boa vindo por aí.

Na Igreja Católica estamos vivendo o ano litúrgico B, baseado no Evangelho de São Marcos, e, desde junho de 2008, comemoramos o ano jubilar dedicado ao apóstolo São Paulo.

Na pastoral da área recebemos para nossa equipe de animação pastoral o pe. Filipe Bauzieré que veio lá de Porto Velho para estar conosco à partir desse ano e com as irmãs Salesianas. ir. Cláudia Matos passa a fazer parte da comunidade educativa e pastoral do Centro Social Auxilium.

A equipe do Oratório Festivo Dom Bosco, da Escola Salesiana do Trabalho, se reuniu no último dia 11 para definir o calendário de atividades de 2009. O oratório reabre dia 8 de Fevereiro.

O Espaço Recreativo e Cultural Laura Vicuña, do Centro Social Auxilium retorna às atividades à partir de março.

Lá no Salesiano do Carmo da Cidade Velha a equipe da Rádio Dom Bosco está organizando novos projetos que envolvam os jovens, entre eles, a proposta de um programa de rádio comandado pelos alunos.

Lá no Carmo de Ananindeua a galera se prepara espiritualmente para viver a experiência do Retiro de Carnaval.

A cidade de Belém abriga essa semana o Fórum Social Mundial, e a juventude vai estar presente por lá para provar que "um outro mundo é possível".

E aqui no nosso blog a gente abre mais um espaço: o disco virtual; mas dele eu falo em outra postagem.

Viu só como já tem muita coisa boa e o ano mal começou. Ainda vem mais por aí, pode acreditar!
E se você quiser acompanhar o trabalho que é feito com a juventude lá em Castanhal acessa aí: http://setjuventude.blogspot.com/.

E para valorizar cada vez mais esse espírito de união que é a base da nossa Articulação da Juventude Salesiana, finalizo com um trecho de uma canção de Zé Vicente: "sonho que se sonha só, pode ser pura ilusão, sonho que se sonha juntos é sinal de solução". Então vamos sonhar juntos, voando ou com os pés no chão o importante é ter fé e ser um bom cristão!

Viva a juventude salesiana!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

AJS é...


AJS – Articulação da Juventude Salesiana é uma organização de apoio mútuo e referência (articulação) entre grupos juvenis que se identificam com a espiritualidade juvenil salesiana. A AJS não é mais um movimento na pastoral da juventude. É uma rede de grupos identificados com a mesma espiritualidade.

Que tipo de grupos fazem parte da AJS?

Diversos tipos de grupos fazem parte da AJS. Talvez a característica da AJS seja a de possibilitar a integração e o apoio mútuo entre grupos de diversos tipos:Grupos jovens de paróquias;Escolas;Grupos artísticos;Bandas;Grupos de dança;Grupos de Teatro;Grupos culturais;Grupos de movimentos identificados com a espiritualidade salesiana;Equipes de serviço;Equipes de comunicação;Equipes de liturgia jovem;Grupos esportivos (times de futebol, ligas infanto-juvenis, grupo de capoeira...);Grupos de formação cristã (grupos de crismando, catequese jovem...);Grupos de representantes (centros cívicos, grêmio estudantis, equipes de representantes de turma...);Grupo de ex-alunos jovens.

E como estes grupos se articulam?

Formando entre si uma equipe de representantes em cada lugar, em cada comunidade educativa. Esta equipe nós chamamos de Equipe de Articulação Jovem (EAJ) ou Equipe de Articulação da Juventude Salesiana (AJS).Em nível Inspetorial a AJS se organiza através de uma coordenação (formada por jovens e assessores) e de um conselho (o conselho inspetorial de jovens). Tanto nas equipes locais como na coordenação inspetorial e no conselho, além dos jovens, participam também assessores, inclusive salesianos.
A AJS tem um caráter pedagógico muito forte:Quer se situar na linha educativa, valorizando o fato de os jovens nos grupos estarem num processo de crescimento humano, cultural, profissional; apoiando e potenciando o serviço das comunidades educativas em que os jovens estão inseridos, particularmente incentivando o associacionismo e o protagonismo dos jovens; respeitando os diversos níveis de engajamento e adesão dos jovens à fé cristã.
Isto quer dizer que: A AJS é particularmente uma iniciativa de caráter educativo pastoral, apoiado de perto pelos salesianos de Dom Bosco interessados em ajudar os jovens a crescer como "Bons Cristãos e Honestos Cidadãos"; A AJS é um serviço que qualifica ainda mais as comunidades educativas locais (paróquias, escolas, oratórios, centros juvenis...), enquanto incentiva o protagonismo juvenil no seu processo educativo através da metodologia do Grupo; A condição básica para um grupo pertencer à AJS e identificar-se com a espiritualidade salesiana. O grupo, então não precisa pertencer a uma casa salesiana, nem ter ligação direta com a congregação salesiana.

E que tipo de mútuo apoio oferece a AJS?

Em primeiro lugar um serviço a formação humana e cristã dos jovens engajados. Em segundo lugar está a Espiritualidade. Espiritualidade é a existência de cada um vivida como crescimento na comunhão com Deus, na amizade com Jesus Cristo, guiados pelo Espírito Santo e progressivo engajamento na Igreja. Em terceiro lugar está a Integração dos Grupos e das Lideranças Jovens locais, estaduais, regionais...