sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Está ocorrendo em Belém do Pará o Fórum Social Mundial.


"Um outro mundo é possível."
Este é o tema do Fórum Social Mundial 2009, que está ocorrendo na Amazônia, precisamente em Belém do Pará. Os participantes do evento mundial estão discutindo os problemas da amazônia, do Brasil e do mundo nas atividades (palestras e conferências) ocorridas, em sua grande maioria, no campus da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) e na UFPA (Universidade Federal do Pará). Os grandes protagonistas desse evento são os povos do mundo inteiro, ativistas ambientais, sociais, militantes político-partidários (da esquerda em sua maioria), religiosos e religiosas, estudiosos, jovens, indígenas, negros, mulheres, homens, enfim, todos os segmentos da sociedade mundial, que está representada ou está presente neste fórum que discute, temas atuais e históricos.
Importante destacar, também, que é muito grande a participação da juventude nos espaços e discussões do FSM. É esta juventude que protagoniza mais este momento histórico, o primeiro FSM na amazônia. Fico feliz em acompanhar de perto os debates e os espaços do território do FSM e ver amigos, jovens idealistas, jovens ativistas, jovens militantes, jovens estudantes, jovens que não se fecharam, pelo contrário, entregaram-se ao debate do que é melhor para a sociedade, jovens que valorizam a vida humana, preferem a luta social ao egoísmo corriqueiro da sociedade, jovens únicos e raros na atualidade.
Me propus a vivenciar os debates para que pudesse, não só conhecer novas pessoas em um curioso intercâmbio cultural, como também tomar conhecimento das opiniões e análises semelhantes ou não das minhas. Sobretudo, me propus a isto para que eu também pudesse contribuir na construção de um mundo diferente, onde o sistema não permita a ocorrência de tanto sofrimento, dor, angústia, fome, desemprego, segregação, preconceito. Um mundo em que não mais vejamos crianças morrerendo; trabalhadores desempregados; diferenças de classe; a segregação, seja ela étnica, por sexo, raça, posição socio-econômica; enfim, tudo isso que o sistema desleal, desumano e vergonhoso nos impõe com suas mãos de ferro. Logo, uma vez que o capitalismo tem por essência essa característica, faz-se urgente a mudança para qualquer método de defesa da vida humana na sua plenitude.
Por fim, apesar de muitos problemas de organização do Fórum (problemas de infra-estrutura e comunicação, que não afetam a realização dos trabalhos, embora atrapalhe bastante) nós ainda acreditamos e acreditaremos sempre que esse mundo não é o único mundo capaz de nos abrigar, de nos acolher. Acreditamos que podemos construir a sociedade alternativa, onde os direitos sejam de todos, onde todos sejam iguais, vivam em paz, como irmãos.
Viva a democracia, viva a vida, viva os povos, viva os lutadores do povo, viva o FSM!!!
Até depois do Fórum!

Abraço fraterno para todos,

Pedro Castro.

Nenhum comentário: