É minha gente, eu ando atrasando tudo por aqui, mas prometo organizar melhor as coisas.
No dia 31 de Janeiro, lá na semana passada, foi o dia do nosso fundador, São João Bosco. E como não poderia deixar de ser, estou aqui para falar um pouquinho, mas só um pouquinho sobre quem foi essa importantíssima e fundamental figura da nossa congregação, o nosso querido fundador.
Ele nasceu em 16 de Agosto de 1815 e perdeu seu pai logo cedo, sua mãe, Margarida Bosco, assumiu o posto de chefe da família e passou a cuidar sozinha dos filhos e da casa.
Joãozinho Bosco também tinha sonhos como qualquer outra criança de sua idade, mas aos 9 anos ele teve um sonho muito especial. O sonho revelava qual seria a missão de vida de João, cuidar da juventude, mas isso, é claro, ele foi entendo aos poucos.
Ele enfrentou inúmeras dificuldades, mas também contou com a ajuda de muitas pessoas e certo tempo depois já era sacerdote, alem do que era um homem cheio de dons.
A sua missão de cuidar da juventude, sobretudo os jovens mais pobres, foi tendo inicio no período da revolução industrial, onde o abandono e a exploração de crianças e jovens era desacerbado, aqueles pobres filhos de Deus eram carentes de tudo.
E Dom Bosco assim foi se envolvendo e entregou sua vida a esta missão junto à juventude, foi nas periferias de Turim que o sonho dos 9 anos foi se tornando realidade.
Naquela época em que as cidades estavam um verdadeiro caos, vivendo uma verdadeira guerra cívil, onde estouravam revoltas de operários e da população excluída, foi crescendo a necessidade de unir forças e formar uma congregação, para fortalecer a igreja e dar continuídade ao trabalho com os jovens.
E com alguns jovens do oratório de Valdocco teve início a Congregação dos Salesianos, a Sociedade de São Francisco de Sales, formada por sacerdotes e leigos de vida consagrada que se propõem a serem "sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres".
São João Bosco morreu em 31 de Janeiro de 1888 e foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1934. A obra fundada por Dom Bosco hoje atravessa fronteiras, está espalhada pelos cinco continentes e nós aqui também somos frutos desse trabalho e desse amor a juventude.
No final das contas, nem nós fizemos nada, como já dizia Dom Bosco: "Foi Nossa Senhora quem tudo fez".
Viva a Dom Bosco!
Viva aos Salesianos!
Viva a Juventude!
Lembrando também que no última dia 2 de Fevereiro foi o Dia Mundial dos Religiosos. Dediquemos também nossa alegria e nossas orações pelos religiosos e rezemos pelas vocações, para que surjam mais operários de Deus, pois a messe é grande.
Viva os Religiosos de todo o mundo!
E no dia 1° de Fevereiro foi encerrado o Fórum Social Mundial 2009, que durante uma semana foi realizado aqui em Belém com representantes de vários países do mundo todo, mas sobre isso quem pode falar-lhes melhor é o nosso amigo Pedro.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário