No dia 08 de fevereiro de 2009 tiveram inicio as atividades do Oratório Festivo Dom Bosco com a abertura do portão para a comunidade. Nesse dia os animadores já estavam presentes uns vinte minutos antes do inicio das atividades e a nova coordenação ainda não tinha a chave do portão da Travessa Alferes Costa.
Quando os animadores chegaram para preparar as atividades antes do inicio do Oratório o Senhor Nino (Irmão Coadjutor Salesiano) estava tentando abrir o portão com um molho de chave, entretanto nenhuma delas abria o cadeado do portão, e como nenhuma das opções apresentadas resolvia o problema da abertura do portão, ele, usando de sua criatividade salesiana, pegou uma chave inglesa e por fim abriu o portão.
No momento da abertura do portão a chuva apareceu para inaugurar a reabertura do Oratório, nesse momento chegou um oratoriano. Nesse dia não houve o tradicional momento de acolhida, pois nenhum animador preparou uma reflexão para esse dia.
Foi aberta a piscina para a comunidade, e o animador Saide ficou responsável. Houve também atividades na quadra de basquete, onde à maioria dos animadores ficou concentrado: a turma do voleibol, acompanhada de dois animadores, e o futsal para os adolescentes, que aconteceu sem a presença de animadores.
A recém-chegada animadora Samara iniciou uma atividade inédita no Oratório: a oficina de Origami (a arte de dobrar papel); nesse dia ela fez algumas figuras de papel para atrair os jovens a essa nova atividade que está sendo oferecida pelo Oratório. No final do dia, Samara conseguiu cadastrar um oratoriano para essa atividade.
Ainda nesse dia a sala de jogos não foi aberta, pois faltavam animadores para acompanhar os oratorianos nas atividades e a rádio permanece, por enquanto, sem programação definida, pois também carece de um responsável por essa modalidade. Mesmo assim a tarde foi embalado por um pouco de forró, axé, carimbó e algumas músicas católicas.