domingo, 15 de março de 2009

2° Encontro de Lideranças Juvenis Salesianas

Na manhã de domingo, dia 15 de Março, a Escola Salesiana do Trabalho acolheu lideranças juvenis, de algumas obras salesianas da capital, para o 2° Encontro de Formação Pastoral e de Animadores do Oratório Salesiano.

A idéia inicial de formação, para as equipes dos oratórios salesianos da região, foi estendida também em nível de formação de lideranças nas pastorais. E a idéia está rendendo bons frutos.

A participação da juventude aumentou, em relação ao primeiro encontro, contamos com a presença de mais de quarenta jovens engajados em pastorais escolares, oratórios e grupos missionários nas obras das irmãs salesianas Centro Auxilium, Instituto Dom Bosco e dos salesianos, Escola Salesiana do Trabalho.


A base norteadora dos encontros é o trabalho em equipe, peça fundamental no quebra-cabeça de qualquer trabalho pastoral de cunho missionário, como a pastoral juvenil salesiana, e o tema discutido nesse encontro foi a Formação Humana, abordando temas como Identidade Pessoal, Relação com o outro e Afetividade. A acessoria do encontro ficou por conta da psicóloga, Dr. Carmem Souza.

A proposta dos encontros de formação se estende até o mês de setembro, com pausa em outubro (devido ao período do Círio de Nazaré) e tem retorno com o grande encontrão das obras salesianas para o JOPOS 2009, dia 29 de Novembro.

E viva a juventude comprometida, que busca um queijo novo todo dia! ;)

E se você quiser ver as fotos desse encontro, e de outros eventos da Juventude Salesiana, é só acessar o albúm virtual da AJS, clique aqui.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Abertura da Campanha da Fraternidade 2009

Dia 1° de Março aconteceu a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2009 a nível de Arquidiocese, aqui em Belém. A campanha esse ano põe em questão a segurança pública, a luta pela paz e pela não-violência e a defesa da vida. Temas que têm sido amplamente difundidos e discutidos pelo mundo todo nessa geração. 
O evento teve inicio pela manhã com a Santa Missa, na praça Amazonas - Centro da cidade -e celebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Orani, e com a participação de diversos sacerdotes das regiões episcopais, seminaristas, diáconos e autoridades públicas. Vale lembrar que esse foi um dos últimos eventos em que o nosso Arcebispo esteve a frente, pois, a partir de abril, dom Orani deve deixar a cidade para assumir a Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro.
Após a Celebração de Abertura, o povo seguiu em uma caminhada pela paz até a praça Batista Campos, com a participação de diversos movimentos em prol da paz. E a AJS estava lá, é claro. Grupos das obras salesianas da capital marcaram presença, e diversos jovens das comunidades da Paróquia Salesiana Nossa Senhora das Graças, de Ananindeua, também se fizeram presente. A juventude salesiana continua por aí fazendo acontecer.

E dia 11 de Março, na Escola Salesiana do Trabalho, acontecerá a abertura da Campanha da Fraternidade para os alunos e funcionários da obra, juntamente com representantes do Centro Social Auxilium.

As atividades pastorais já começaram faz tempo e a AJS não pára. Muitas novidades vem por aí. Lembro de um amigo que dizia uma frase de motivação, que agora deixo aqui: ei, você jovem, "venhar cair no balanço dessa tribo diferente"!

Viva a Juventude Salesiana!

segunda-feira, 2 de março de 2009

In Verbo Tuo [Ananindeua/PA]

por Wellington Gonçalves

Lá pelos dias 20, 21, 22, 23, 24, e 25 de Fevereiro o Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo II de Ananindeua foi o palco do Retiro de Carnaval 2009, um carnaval diferente que é realizado com jovens das comunidades da Paróquia Salesiana Nossa Senhora das Graças, Matriz de Ananindeua.

Foram 6 dias de muita alegria, animação, espírito salesiano e oração, que envolveu mais de 200 jovens, de diferentes comunidades, em gincanas, jogos esportivos, palestras e celebrações.

Nesse grande encontro a juventude de Ananindeua pôde refletir sobre diversos temas como Identidade Pessoal, Afetividade e Relacionamentos, Trabalho em Equipe, Preconceito e Religião; e preparar-se de forma muito especial para o periodo da Quaresma.

Dentre os pontos fortes do encontro é possível destacar as palestras com o professor César Lobato, Mestre em Filosofia e Diretor Executivo da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus, o momento de reflexão com o Bispo da Diocese de Abaetetuba Dom Flávio Giovenal (SDB), a visita do Arcebispo de Belém Dom Orani, as dinâmicas e exercícios com o professor Ronaldo, a Trilha Penitencial, a Celebração da Luz e da Verdade e a Gincana de Carnaval.

Sem sombra de dúvidas esse encontro marcou a juventude que esteve presente e foi uma excelente preparação para o periodo da Quaresma, uma boa recordação e um ótima lição para a vida.

Alegria Salesiana

por Ir. Marina Vaz (FMA)

Sem dúvida a juventude é o grande investimento e o grande desafio da igreja, porém não basta apenas fazer a opção pela juventude. É necessário traduzir essa opção em abertura ao diálogo com os jovens, a acolhida sincera, ao discernimento, as novas descobertas, e assumir projetos concretos de evangelização junto a eles, com a profecia capaz de construir um novo mundo e uma nova igreja.

As palavras do pe. Marcelo Bertolusso nos diziam que precisamos resgatar a missionariedade, sobretudo com a juventude sem voz e sem vez, pois é a partir daí que nasce o mandato do ressuscitado: “Ide e anunciai o evangelho a todas as nações”.

Não devemos ter medo de assumir o oratório como nossa casa, oferecendo espaço de evangelização onde crianças e jovens possam sentir-se bem entre nós e terem a certeza de que confiamos na capacidade de cada um deles. E também não devemos ter medo do novo que, a cada instante, se renova por meio de Dom Bosco e Madre Mazzarello, representados em cada um de nós.

Em face dos enormes desafios da humanidade somente juntos, e em parceria, conseguiremos construir outro mundo, e vocês, jovens educadores salesianos, são, de fato, afortunados por que possuem a porção mais preciosa que é a juventude.

Precisamos juntar nossas forças, pois somente através dessa união surgirão novas perspectivas para o presente. Além do mais, o oratório é a alma da vida Salesiana, então procuremos nos armar de coragem e alegria, alegria Salesiana, para assumirmos com amor essa juventude que vem ao nosso encontro.

Mergulhemos no oratório, pois já fazemos parte de uma grande família.