quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dom Bosco e Davi


Homens pequenos e grandes.

Quem sabe ao menos um pouco da vida de Dom Bosco, logo não pode deixar de fazer uma pequena ou grande comparação há um dos mais celebres personagens Bíblicos: o pequeno pastor DAVI.

Dom Bosco nasceu em Castelnuovo d’Asti (Itália) em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver e que necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia.

Davi alma de poeta, sensibilidade de musico, habilidade de guerreiro... Assim era o Rei Davi, o filho caçula, o menino franzino. Davi jovem pastor. Davi guerreiro inexperiente. Foram muitas as barreiras que Davi encontrou ao logo da sua jornada, nenhuma dela, entretanto conseguiu derrotá-lo.

Assim, como Dom Bosco, homem pequeno e franzino, mas grande homem na fé, não se deixou vencer pelas dificuldades, foi destemido, pois era homem de coragem, como Davi enfrentara os desafios da vida, pois em seus íntimos tinham confiança em Deus que tudo pode fazer.

Dom Bosco e Davi em suas vidas demonstraram ter uma fé inquebrantável, uma coragem e um destemor tão infinitos que, a despeito das evidencias físicas que o tornavam aparentemente frágeis, os dois foram hábis quando em suas vidas tiveram que enfrentar os gigantes que apareciam.

Davi soube fazer de sua vida um exemplo para todos aqueles considerados fracos, desacreditados, despreparados. Também Dom Bosco, que rompeu a barreira da incredulidade e do tempo, mostrou a todos que é possível, apesar dos intempéries da vida, se tornar um vencedor. E ainda hoje esses dois homens sendo referencias valiosas, podem reacender na juventude a chama da paixão pela vida.

Adaptação Demmes Almeida.

*Fonte Biografia de São João Bosco, memórias do Oratório de São Francisco Sales e Biblia Sagrada.

Nenhum comentário: