domingo, 16 de agosto de 2009

Agosto, um mês bem disposto!

Estou com pouco tempo pra postar esses dias, aqui na paróquia Nossa Senhora das Graças (A Matriz de Ananindeua, articulada pelos Salesianos) está em Festa, é que esse mês, dentre tantas outras coisas que o fazem importante, é a nossa Festividade: O Círio de Nossa Senhora das Graças.

Além é claro de ser o mês vocacional, mês dos pais, da Assunção de Nossa Senhora (que é hoje!) e do aniversário do nosso fundador, Dom Bosco.

Então nós temos inúmeras razões para festejar esse mês!

Passei aqui pra atualizar o blog e dizer que brevemente estarão disponíveis materiais referentes ao encontro de setembro. E que já que hoje é o aniversário de Dom Bosco lembro aqueles que moram em Belém que a Escola Salesiana do Trabalho está no seu 3º dia de Festividade dedicado ao nosso Pai e Mestre dos Jovens, e a quem mora em Ananindeua, até o fim do mês viveremos as alegrias do Círio de Nossa Senhora das Graças.

E rezem também, pelas vocações, a igreja tem muitos ramos e o despertar vocacional não é apenas para a vida religiosa, mas também pode ser para leigos que venham a se comprometer mais diretamente com a igreja. Podem ser diáconos, participar de grupos e pastorais, podem ser salesianos cooperadores e até missionários. A messe é grande mesmo, acreditem!

E claro que nós temos a oportunidade, sempre, de fazer a nossa parte.

Acessem o blog! Comentem! Movimentem esse espaço que é da juventude salesiana!

Vou contar uma curiosidade, nesses últimos dias os jovens do MJS (Movimento Juvenil Salesiano) estiverão reunidos para o Confronto Europeu 2009. Hoje aconteceu o encerramento com a celebração eucarística presidida pelo Reitor-mor o pe. Pascual Chávez, na sua homília ele transmitiu uma mensagem motivadora para os jovens do MJS, e vale pra nós também. Vale a pena dar uma conferida, é só ir lá no site oficial dos Salesianos de Dom Bosco (www.sdb.org).

Viva a juventude salesiana!

Feliz aniversário, Dom Bosco!

(ANS – Colle Don Bosco) – Está quase tudo pronto para celebrar o aniversário de Dom Bosco no dia 16 de agosto próximo.
No Colle Don Bosco, onde se está realizando o Confronto do Movimento Juvenil Salesiano, da Europa, os jovens concluirão a sua experiência com a celebração da Eucaristia presidida pelo P. Pascual Chávez, Reitor-Mor dos Salesianos e IX Sucessor de Dom Bosco.

O aniversário do nascimento de Dom Bosco é uma das datas indicadas pelo P. Chávez na sua carta de proclamação do Sesquicentenário de fundação da Congregação salesiana. Em tal circunstância o Reitor-Mor lançará uma Mensagem aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano de tudo o mundo.

A celebração eucarística, com produção de ‘Missões Dom Bosco – Mídia Centro de Turim’, será transmitida ao vivo por Telepace e em ‘streaming’ em www.missionidonbosco.tv (10h30 GMT+1).

Em várias partes do mundo salesiano se estão fazendo os últimos preparativos para comemorar essa data tão especial. Apesar da idade (194!), Dom Bosco e a sua mensagem continuam vivos. Testemunha-o o grande entusiasmo que está suscitando a peregrinação da urna contendo uma sua relíquia insigne e, sobretudo, os milhares de jovens que se deixam entusiasmar, fascinar e interessar por ele.

Na seção ÁGORA do sítio sdb.org foi aberta uma página de felicitações a Dom Bosco.

Publicado em 14/08/2009

Fonte: ANS - Agenzia Info Salesiana

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Vem aí o Encontrão Paraense da AJS - 2009

Em setembro a Articulação da Juventude Salesiana Paraense vai se reunir para um grande encontro, o Encontrão Paraense da AJS.

"Encontrão Paraense da AJS 2009 - Sonhos à Serviço da Vida"

Dias 5 e 6 de Setembro de 2009
Local: Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo - Ananindeua
(Av. Magalhães Barata, 1760 - BR 316 - Km 9 - Centro)

Um evento bem ao estilo salesiano com a presença de jovens de todas as obras salesianas do Pará.

Como não poderia deixar de ser, o blog abre um "espação" pra dedicar a realização plena desse grande encontro, então aqui serão disponibilizados materiais em vídeo, músicas, artigos e muitos outros recursos para você ficar por dentro de tudo que vai rolar, não só nesse, mas como em outros momentos da AJS-PA nesse ano de 2009.

Nas próximas postagens estão disponíveis o cartaz do evento,e os primeiros materiais para formação de grupos com os seguintes temas referentes ao encontro: "Caminhamos com Dom Bosco e Madre Mazzarello", "Cultivar o caminho da oração" e "Engajamento: uma forma de participar".

Fiquem atentos!

domingo, 21 de junho de 2009

Encontro de Lideranças da AJS

No último dia 11, quinta-feira de Corpus Christi, as lideranças juvenis das obras salesianas de Belém, Ananindeua, Castanhal e Salinas estiveram reunidas para um dia de espiritualidade e preparação para o Encontro Paraense da AJS, em setembro desse ano.

Seguindo o calendário das atividades pastorais da área do Pará, para o ano de 2009, a juventude das obras salesianas, tanto dos SDBs quanto das FMAs, do Pará estiveram reunidas para o Encontro de Lideranças da AJS, que visa preparar terreno para o encontro maior que acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro desse ano.

A programação aconteceu na obra social "Cidade Dom Bosco", das irmãs salesianas de Castanhal, e contou com o apoio e a participação de todas as obras salesianas do Pará.

O encontro abordou os seguintes temas: "Espiritualidade Juvenil Salesiana" e "Identidade e História da AJS"; contando com a participação da ir. Janete Feitosa (FMA) e de parte do grupo dos jovens que representaram o Pará no Encontro Nacional da AJS, no ano passado.

O encontro que começou por volta das nove da manhã teve um misto de alegria salesiana, espiritualidade, palestras, brincadeiras, celebração eucarística, jogos, música e dinâmicas de grupo.

O objetivo do encontro era criar vínculos entre as lideranças juvenis das casas salesianas da região e abrir espaço para o encontro que acontecerá em setembro envolvendo a juventude de todas as casas salesianas do Pará para um grande momento de expressão do protagonismo juvenil. Ao final do encontro os participantes foram dividos em diversos grupos para discutir e apresentar sugestões para o "encontrão" do segundo semestre, essas sugestões serão avaliadas pela equipe de coordenação das pastorais da área e podem entrar na programação do encontro.

Tem muita coisa vindo por aí e você, jovem, faz parte da história da Articulação Paraense da Juventude Salesiana, (AJS-PA) que estamos escrevendo agora.

Viva a juventude salesiana. \o/

"Sou juventude salesiana,
Levanto as mãos pra todo mundo ver!
Sou juventude salesiana,
Eu trago a paz no coração, no meu viver!"


Para ver as fotos desse evento e de tantos outros da AJS Paraense,
acesse o nosso album virtual no
Picasaweb clicando aqui.

Lideranças Salesianas: Protagonismo Juvenil

No domingo, dia 17 de Maio, a turma dos oratórios e pastorais salesianas de Belém (Escola Salesiana do Trabalho, Centro Social Auxilium e Instituto Dom Bosco) se reuniram para mais um encontro de formação, dessa vez o tema foi "Perfil do Líder Salesiano".

Dando continuidade a proposta lançada em Fevereiro desse ano as equipes de oratórios e pastorais de obras salesianas de Belém se reuniram na Escola Salesiana do Trabalho para discutir sobre o perfil de um líder salesiano no 4º Encontro de Formação Pastoral para os jovens líderes e animadores de Oratório.

O encontro começou por volta das oito da manhã com muita animação e brincadeiras. No momento seguinte o grupo assistiu ao filme "O Guarda-chuva amarelo", tema e proposta da estréia de 2007 do Reitor-mor, pe. Pascual Chavéz, para Família Salesiana. O curta, baseado em uma fábula, conta a história de uma cidade de chuvas torrenciais, guarda-chuvas pretos e pessoas sem perspectiva de vida. De uma forma simples, a história mostra a importância de atitudes positivas diante da vida e de nossas ações, tema debatido com os jovens.

O vídeo faz parte, ainda, da proposta lançada em Março sobre o debate de temas referentes ao trabalho em equipe, extremamente importante nas pastorais juvenis.

Após o lanche, os participantes puderam conversar sobre liderança e expor suas experiências de grupo com o palestrante, o ex-salesiano Sidney, que durante sua caminhada ganhou um vasto curriculum de experiência em oratórios e pôde partilhar com o grupo que esteve presente no encontro.

Os próximos encontros retornarão em agosto, após as férias, e se estendem até setembro. O encontro do dia 14 de Junho foi transferido para o dia 11 do mesmo mês.

Viva a juventude protagonista

domingo, 24 de maio de 2009

Voluntários com muito orgulho!


Na manhã de domingo, dia 19 de Abril, o Centro Social Auxilium abriu as portas para receber as lideranças juvenis da obra, juntamente com jovens engajados nas pastorais da Escola Salesiana do Trabalho e do Instituto Dom Bosco, todos reunidos para o 3º Encontro de Formação Pastoral para os jovens líderes e animadores de Oratório.

O tema do encontro foi “Voluntariado como Serviço” que teve como palestrante o professor Ronaldo Pena, ex-salesiano e atual professor de Educação física no colégio do Carmo de Ananindeua.

As atividades começaram cedo com música e várias dinâmicas de integração. Em seguida o prof. Ronaldo partilhou de sua experiência de vida e as ações voluntárias das quais participou, explanando o tema em forma de um bate-papo bem descontraído.

Uma das propostas dos encontros é preparar as jovens lideranças para o trablho em grupo, uma proposta que vem sendo desenvolvida desde o segundo encontro, no mês passado, com a discussão do filme “Quem mexeu no meu queijo?”, baseado no best-seller de mesmo nome, que narra uma estória sobre mudanças no ambiente de trabalho, em grupos e no convívio social.

A proposta para esse encontro tomou como base o curta de animação “O problema não é meu”, que discute o “assumir responsabilidades” em uma divertida estória acerca de um assunto sério e atual.

Ao final os participantes foram divididos em cinco grupos, para fazer a partilha de experiência e avaliação do encontro, levando em conta o que viram, observaram, escutaram e ainda no que isso pode ajudá-los em termos de crescimento e ações individuais e nos grupos.

Os encontros de formação se estendem até setembro, com pausa em julho, devido as férias, e em outubro, pelo período do Círio de Nazaré. Em novembro acontecerá o JOPOS 2009, o grande encontro dos oratórios para um dia inteiro de esportes, música e cultura. A AJS paraense vai caminhando com essas e outras ações que estão por vir.

O ano está apenas começando.

As fotos desse encontro estão disponíveis no albúm virtual do Blog da AJS/PA, clique aqui para ver o albúm desse evento.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Estudantes encenam a Paixão de Cristo


No dia 8 de Abril, véspera do início do Tríduo Pascal, os alunos de ensino médio e das series finais do fundamental do Colégio Salesiano do Carmo/Belém encenaram a Paixão de Cristo no Teatro do Colégio, para alunos, funcionários, pais de alunos e alguns convidados.

A proposta da peça teatral partiu de alguns alunos do ensino médio e aos poucos foi ganhando forma com o apoio do setor de pastoral da escola.

E muitos jovens artistas se destacaram em seus papéis, mostrando que a casa salesiana também é berço de grandes talentos.

O trabalho realizado com os alunos para a montagem da encenação está entre uma das propostas da pastoral para esse ano com ações que visem fazer surgir jovens líderes e descobrir talentos.

Agora em maio o colégio realizará o Festival Musical Mariano. E ainda vem muita coisa por aí, a juventude salesiana já está mostrando sua cara, ganhando voz e vez.