terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Relatório do Oratório Festivo Dom Bosco (08-02-2009)

Vicente Vagner Cruz - Sociólogo

No dia 08 de fevereiro de 2009 tiveram inicio as atividades do Oratório Festivo Dom Bosco com a abertura do portão para a comunidade. Nesse dia os animadores já estavam presentes uns vinte minutos antes do inicio das atividades e a nova coordenação ainda não tinha a chave do portão da Travessa Alferes Costa.

Quando os animadores chegaram para preparar as atividades antes do inicio do Oratório o Senhor Nino (Irmão Coadjutor Salesiano) estava tentando abrir o portão com um molho de chave, entretanto nenhuma delas abria o cadeado do portão, e como nenhuma das opções apresentadas resolvia o problema da abertura do portão, ele, usando de sua criatividade salesiana, pegou uma chave inglesa e por fim abriu o portão.

No momento da abertura do portão a chuva apareceu para inaugurar a reabertura do Oratório, nesse momento chegou um oratoriano. Nesse dia não houve o tradicional momento de acolhida, pois nenhum animador preparou uma reflexão para esse dia.

Foi aberta a piscina para a comunidade, e o animador Saide ficou responsável. Houve também atividades na quadra de basquete, onde à maioria dos animadores ficou concentrado: a turma do voleibol, acompanhada de dois animadores, e o futsal para os adolescentes, que aconteceu sem a presença de animadores.

A recém-chegada animadora Samara iniciou uma atividade inédita no Oratório: a oficina de Origami (a arte de dobrar papel); nesse dia ela fez algumas figuras de papel para atrair os jovens a essa nova atividade que está sendo oferecida pelo Oratório. No final do dia, Samara conseguiu cadastrar um oratoriano para essa atividade.

Ainda nesse dia a sala de jogos não foi aberta, pois faltavam animadores para acompanhar os oratorianos nas atividades e a rádio permanece, por enquanto, sem programação definida, pois também carece de um responsável por essa modalidade. Mesmo assim a tarde foi embalado por um pouco de forró, axé, carimbó e algumas músicas católicas.  

No final do dia foi registrada a presença de 42 oratorianos, na qual 40 são do sexo masculino, o que corresponde a 90 % do total de freqüentadores, e 2 oratorianas, o que corresponde a 5% do total de freqüentadores. Existem três hipóteses para explicar essa baixa freqüência dos oratorianos durante esse domingo.

A primeira explicação é que geralmente no primeiro domingo de atividades do ano poucas pessoas comparecem. É quase uma tradição, os oratorianos deixam de freqüentar no primeiro dia por falta de companhia.

Outra possível explicação seria a chuva, que desabou logo no momento de abertura dos portões, apesar da solicitação extraordinária de seu Nino, que pediu que os portões fossem totalmente abertos, sinalizando, assim, que o Oratório já estava de portões abertos. É provável que muitos oratorianos tenham sido surpreendidos pela chuva, o que impossibilitou a presença destes.

A terceira, e última, explicação, também muito plausível, é a realização do clássico RE x PA (Remo X Payssandu), que sempre arrasta muitos torcedores paraenses, dentre muitos oratorianos também, para o Estádio do Mangueirão. Curiosamente a partida aconteceu simultaneamente a reabertura do Oratório, o que poderia ter causado a baixa freqüência. 

Como nesse domingo apareceram poucos freqüentadores, a média de idade dos oratorianos que marcaram presença foi de adolescentes e jovens, como se pode constatar no gráfico 01, de faixa etária variando entre 15 a 19 anos, com um total de 20 oratorianos com essa média de idade, o que equivaleu a 48% dos freqüentadores.

As crianças e adolescentes que ficaram entre a faixa etária entre 10 a 14 anos, que correspondeu a 11 adolescentes e 31% dos freqüentadores.

Os jovens com idades acima de 20 anos corresponderam a 11 oratorianos, equivalente a 31% dos freqüentadores. 

A maioria dos adolescentes que compareceram nesse domingo tinham a idade de 17 anos, foram 9 adolescentes com essa idade, equivalendo a 21% do total. A segunda maior parte desses adolescentes possuía 16 anos, eram 8 adolescentes, o que equivaleu a 19% dos freqüentadores.

Com relação ao bairro desses oratorianos, pôde-se constatar, como apresentado no gráfico 02, que a maioria dos freqüentadores mora no bairro da Pedreira, correspondendo a 82% do total dos oratorianos. Já 14% moram no bairro da Sacramenta, 2% residem no Marco e os outros 2% no Telegrafo.

Nesse domingo contamos com a presença de oratorianos que moram em 22 endereços diferentes, dentre eles a passagem Quarubas, que está localizado no bairro da Pedreira, com 6 oratorianos, o que corresponde a 14% dos freqüentadores. A rua com a segunda maior freqüência foi a passagem Santo Antonio que teve 5 oratorianos, correspondentes a 12%.

No final do dia teve uma rápida reunião realizada pelo novo coordenador, Carlos Pantoja, que através, de um sorteio, dividiu as tarefas que serão desenvolvidas pelos animadores a partir do próximo domingo. Por fim, foi relembrado o compromisso dos animadores no dia 15 de Fevereiro, o 1° Encontro de Formação dos Animadores-Monitores dos Oratórios, no Centro Social Auxilium, à partir das 8h com o tema: “Espiritualidade Juvenil Salesiana”; contando com a orientação de padre Marcelo Bertolusso.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Novidades de Fevereiro/2009

Pois é minha gente, essa vida de mochileiro não é mole não, e vai pra cá, e vai pra lá... é até divertido. Com tantas coisas pra fazer é difícil deixar tudo aqui em dia, mas eu continuo tentando.

Tudo bem, então vamos lá:

Nesse último domingo (08/02) o Oratório Festivo Dom Bosco, da Escola Salesiana do Trabalho, reabriu suas portas; na verdade os portões, os enormes portões da via ao lado, que graças a criatividade engenhosa de seu Nino ficaram literalmente encancarados para atrair os oratorianos nesse primeiro domingo de atividades em 2009.
O Oratório de lá está de coordenação nova, o jovem Carlos Alberto Pantoja é o mais novo coordenador, acompado de Lúcio na vice-coordenação, Saide Lima como secretario e Bruna Pantoja como tesoureira. A atual coordenação deverá seguir até março, e no próximo semestre será realizada uma nova eleição, procurando assim dinamizar a organização e estrutura do Oratório.
Vale lembrar também que nesse próximo domingo (15/02) será realizado o 1° Encontro de Formação dos Animadores-Monitores, lá no Centro Social Auxilium com o tema "Espiritualidade Juvenil Salesiana". E esse é apenas o primeiros de muitos encontros que acontecerão durante esse ano.
E por falar em Centro Auxilium, as atividades por lá vão começar logo mais, nos dias 28 desse mês e 7 de Março começam as inscrições para o Oratório e Catequese. E a propósito de Catequese, o colégio do Carmo inicia a Crisma e preparação para Primeira Eucaristica nessa sexta e sábado respectivamente.

Nessas últimas semanas as turmas do Colégio do Carmo tiveram, e ainda estão tendo, o seu momento de retiro espiritual. Esse ano as atividades pastorais começam cedo.

E se por aqui estamos nesse entusiasmo todo, os jovens de Ananindeua devem estar tanto quanto nós. No próximos dias de 20 à 25 desse mês acontecerá o Retiro de Carnaval, um carnaval diferente que vale a pena participar.

E ainda tem mais por aí.
Mas eu vou deixar para as próximas postagens.

Viva a Juventude Salesiana! 

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

31 de Janeiro, Dia de São João Bosco

É minha gente, eu ando atrasando tudo por aqui, mas prometo organizar melhor as coisas.

No dia 31 de Janeiro, lá na semana passada, foi o dia do nosso fundador, São João Bosco. E como não poderia deixar de ser, estou aqui para falar um pouquinho, mas só um pouquinho sobre quem foi essa importantíssima e fundamental figura da nossa congregação, o nosso querido fundador.

Ele nasceu em 16 de Agosto de 1815 e perdeu seu pai logo cedo, sua mãe, Margarida Bosco, assumiu o posto de chefe da família e passou a cuidar sozinha dos filhos e da casa.

Joãozinho Bosco também tinha sonhos como qualquer outra criança de sua idade, mas aos 9 anos ele teve um sonho muito especial. O sonho revelava qual seria a missão de vida de João, cuidar da juventude, mas isso, é claro, ele foi entendo aos poucos.
Ele enfrentou inúmeras dificuldades, mas também contou com a ajuda de muitas pessoas e certo tempo depois já era sacerdote, alem do que era um homem cheio de dons.

A sua missão de cuidar da juventude, sobretudo os jovens mais pobres, foi tendo inicio no período da revolução industrial, onde o abandono e a exploração de crianças e jovens era desacerbado, aqueles pobres filhos de Deus eram carentes de tudo.

E Dom Bosco assim foi se envolvendo e entregou sua vida a esta missão junto à juventude, foi nas periferias de Turim que o sonho dos 9 anos foi se tornando realidade.

Naquela época em que as cidades estavam um verdadeiro caos, vivendo uma verdadeira guerra cívil, onde estouravam revoltas de operários e da população excluída, foi crescendo a necessidade de unir forças e formar uma congregação, para fortalecer a igreja e dar continuídade ao trabalho com os jovens.

E com alguns jovens do oratório de Valdocco teve início a Congregação dos Salesianos, a Sociedade de São Francisco de Sales, formada por sacerdotes e leigos de vida consagrada que se propõem a serem "sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres".
São João Bosco morreu em 31 de Janeiro de 1888 e foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1934. A obra fundada por Dom Bosco hoje atravessa fronteiras, está espalhada pelos cinco continentes e nós aqui também somos frutos desse trabalho e desse amor a juventude.

No final das contas, nem nós fizemos nada, como já dizia Dom Bosco: "Foi Nossa Senhora quem tudo fez".

Viva a Dom Bosco!
Viva aos Salesianos!
Viva a Juventude!

Lembrando também que no última dia 2 de Fevereiro foi o Dia Mundial dos Religiosos. Dediquemos também nossa alegria e nossas orações pelos religiosos e rezemos pelas vocações, para que surjam mais operários de Deus, pois a messe é grande.
Viva os Religiosos de todo o mundo!
E no dia 1° de Fevereiro foi encerrado o Fórum Social Mundial 2009, que durante uma semana foi realizado aqui em Belém com representantes de vários países do mundo todo, mas sobre isso quem pode falar-lhes melhor é o nosso amigo Pedro.
Até a próxima!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Está ocorrendo em Belém do Pará o Fórum Social Mundial.


"Um outro mundo é possível."
Este é o tema do Fórum Social Mundial 2009, que está ocorrendo na Amazônia, precisamente em Belém do Pará. Os participantes do evento mundial estão discutindo os problemas da amazônia, do Brasil e do mundo nas atividades (palestras e conferências) ocorridas, em sua grande maioria, no campus da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) e na UFPA (Universidade Federal do Pará). Os grandes protagonistas desse evento são os povos do mundo inteiro, ativistas ambientais, sociais, militantes político-partidários (da esquerda em sua maioria), religiosos e religiosas, estudiosos, jovens, indígenas, negros, mulheres, homens, enfim, todos os segmentos da sociedade mundial, que está representada ou está presente neste fórum que discute, temas atuais e históricos.
Importante destacar, também, que é muito grande a participação da juventude nos espaços e discussões do FSM. É esta juventude que protagoniza mais este momento histórico, o primeiro FSM na amazônia. Fico feliz em acompanhar de perto os debates e os espaços do território do FSM e ver amigos, jovens idealistas, jovens ativistas, jovens militantes, jovens estudantes, jovens que não se fecharam, pelo contrário, entregaram-se ao debate do que é melhor para a sociedade, jovens que valorizam a vida humana, preferem a luta social ao egoísmo corriqueiro da sociedade, jovens únicos e raros na atualidade.
Me propus a vivenciar os debates para que pudesse, não só conhecer novas pessoas em um curioso intercâmbio cultural, como também tomar conhecimento das opiniões e análises semelhantes ou não das minhas. Sobretudo, me propus a isto para que eu também pudesse contribuir na construção de um mundo diferente, onde o sistema não permita a ocorrência de tanto sofrimento, dor, angústia, fome, desemprego, segregação, preconceito. Um mundo em que não mais vejamos crianças morrerendo; trabalhadores desempregados; diferenças de classe; a segregação, seja ela étnica, por sexo, raça, posição socio-econômica; enfim, tudo isso que o sistema desleal, desumano e vergonhoso nos impõe com suas mãos de ferro. Logo, uma vez que o capitalismo tem por essência essa característica, faz-se urgente a mudança para qualquer método de defesa da vida humana na sua plenitude.
Por fim, apesar de muitos problemas de organização do Fórum (problemas de infra-estrutura e comunicação, que não afetam a realização dos trabalhos, embora atrapalhe bastante) nós ainda acreditamos e acreditaremos sempre que esse mundo não é o único mundo capaz de nos abrigar, de nos acolher. Acreditamos que podemos construir a sociedade alternativa, onde os direitos sejam de todos, onde todos sejam iguais, vivam em paz, como irmãos.
Viva a democracia, viva a vida, viva os povos, viva os lutadores do povo, viva o FSM!!!
Até depois do Fórum!

Abraço fraterno para todos,

Pedro Castro.

domingo, 25 de janeiro de 2009

CHEGANDO.

Caros amigos,
Meu nome é Pedro Castro, sou um jovem de 18 anos e ex-aluno salesiano disposto a contrinbuir para o crescimento individual e coletivo das pessoas que o Senhor da Vida põe em meu caminho. Disponibilidade e desejo adquiridos em minha passagem pelo colégio do Carmo Belém. Passagem esta que marcou minha vida e encheu-me de alegria e orgulho, pois foi justamente nessa casa que eu escrevi parte importânte da minha história de vida.
Lembro-me de quando era aluno, dos amigos, das festas, das atividades, sempre fazendo o possível para estar presente nos trabalhos pastorais, atuando no grupo de coroinhas, oratório, grupo de jovens, catequese. Onde de fato necessitava de esforço e doação, alí, eu e meus colegas procuravamos nos fazer presentes. Esta é a missão de todos nós, jovens entusismados com a vida e com o Senhor da vida.
Certamente fiz amizades importantes e não tenho dúvidas de que são amizades para sempre. Jovens que chegavam, que saíam, mas que estavam alí, sempre presentes. Eram, também, religiosos salesianos, cujo os nomes ainda recordo pela tamanha importância e proximidade, como os padres Alberto, Zé Raimundo, Gennaro, François, Amiraldo Sousa, Zema, Gualberto, Laudato, e outros salesianos que me ensinaram o que Dom Bosco queria dos jovens, ou melhor, quem era Dom Bosco. Jamais poderia esquecer dos amigos Daniel Cunha (hoje diácono, que em agosto será ordenado padre), do Ir. Matias Juan e de outros que com maior ou menor contato fizeram-se presente em minha caminhada.
Com certeza, uma longa caminhada repleta de dificuldades e vitórias. Ainda bem que nós possuíamos a escola, a família, os amigos, pois, o desgaste era grande, sempre consumindo nosso tempo, nossas forças. Entretanto, a realização de ver um trabalho se desenvolvendo e crescendo, como filhos que crescem ao lado dos pais, nos enchia de alegria e nos entusiasmava cada vez mais, nos fazendo perceber que, realmente, Dom Bosco tinha razão: todo jovem que chega em uma casa salesiana, vem pelas mãos de Nossa Senhora.
Vimos milagres, realizações e vitórias em cada um que chegava ou saía. Sempre fico muito feliz ao entrar na casa de D. Bosco, sinto-me em casa novamente e é esta mesma necessidade de cuidar desta casa que me faz recordar de um lema muito usado pelos religiosos ao se ordenarem presbíteros: "O zelo por tua casa me consome."
Este zelo não é somente material, é principalmente espiritual. Cuidar da casa do Senhor se equipara, no sentido, a cuidar das coisas do reino de Deus, das almas que Ele nos permite auxiliar, acompanhar, logo, cuidar da juventude.
Em meio a tantas mudanças em minha vida, sinto a real necessidade desse retorno ao seio da família salesiana, como o filho pródigo que retorna a casa do pai.
Na certeza do acolhimento dos meus irmãos, amigos e filhos, faço um momento de apresentação e dedico o meu retorno à todos que jamais desistiram de mim, à Dom Bosco e aos anjos e santos do céu, que não cessam de interceder pela juventude.

Do sempre amigo,

Pedro Castro.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Oratório Salesiano é tema de TCC


Na última quarta-feira, dia 21, o estudante do Curso de graduação em Ciências Sociais da UFPa (Universidade Federal do Pará) Vicente Cruz defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema “Um Oratório Salesiano como proposta de Políticas Públicas”, com base em pesquisas de campo e convivência no Oratório Festivo Dom Bosco, da Escola Salesiana do Trabalho, coletando dados dos freqüentadores do Oratório durante o período do 2° semestre de 2005, e fazendo a comparação como os dados do primeiro semestre de 2008.


A pesquisa defende que um oratório salesiano pode ser uma proposta de políticas publicas, pois essa atividade já existe há 50 anos (muito antes do surgimento da Escola Salesiana do Trabalho) graças à iniciativa de alguns voluntários que tocam para frente essa ação sem precisar de um decreto governamental para fazê-lo. É um ambiente que oferece ao jovem da periferia a oportunidade de ter um momento de lazer e evangelização dentro de um espaço que viabiliza o seu crescimento humano. O oratório é a escola que educa para a vida, pois sua proposta central é transmitir valores e virtudes a juventude através de práticas esportivas, música, dança, e arte.


O trabalho recebeu o conceito Excelente e Vicente Cruz é o mais novo Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais. Vale lembrar que durante o ano passado ele esteve bastante envolvido no Oratório, não só pela pesquisa de campo, como também integrou a equipe de Animadores.


No ano de 2008 o Oratório Festivo Dom Bosco reabriu as portas depois de dois anos sem atividades, recebendo a cada domingo um número maior de freqüentadores. Em novembro realizou o JOPOS (Jogos Paraenses dos Oratórios Salesianos) que reuniu jovens de várias obras salesianas para participar de torneios esportivos. O retorno das atividades oratorianas será dia 8 de Fevereiro, o oratório acontece sempre aos domingos a partir das 14h30.

Disco Virtual - AJS

Como disse na postagem anterior, é com o maior orgulho que apresento do Disco Virtual da AJS!

Mas o que é um "disco virtual"? É o nosso espaço para compartilhar materiais e recursos pastorais como textos, fotos, vídeos e músicas, em sua maioria, referentes a missão salesiana.

Acessa aí:
http://ajs-pa.4shared.com/

Lembrando que o blog já contava com o recurso do "Albúm Virtual" onde estão armazenadas as fotos dos eventos e atividades da AJS:

http://picasaweb.google.com/wellingtongoncalves.sdb/

Viva a juventude salesiana!