domingo, 21 de agosto de 2011


Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013

Rumo a uma Igreja jovem



A população católica vibra com o anuncio da próxima Jornada Mundial da juventude em solo brasileiro. É um motivo de alegria, porem não pode deixar de ser um motivo também de reflexão.

Estar com milhares de jovens e na presença de sua Santidade Papa Bento XVI não deixa de ser um entusiasmos e uma motivação maior para que a juventude católica assuma cada vez mais seu amor pela Igreja e principalmente por Jesus Cristo. Celebrar uma jornada é olhar atentamente para Aquele que nos aponta o caminho da vida plena, e também ouvir com o coração aberto os ensinamentos que o próprio Senhor nos dá através de seus servos – religiosos e leigos. Será sem dúvida uma experiência de fé, de acolhida e de esperança.

Contudo, a maior preocupação que na sua maioria das vezes, ou quase sempre, tudo que envolve a organização deita pelo Brasil acaba sendo “mega evento”, “a maior” entre outros adjetivos... O que me deixa às vezes tristes quando isso também chega aos muros da Igreja. Ou seja, a reflexão maior é que a Jornada da Juventude em solo brasileiro não seja meramente um espetáculo para o povo – estrangeiro ou não – veja, mais que o maior espetáculo, o maior evento seja o sinal visível da fé da juventude no Senhor. E para que a jornada seja significativa, a sua preparação tem que ser feita de forma responsável e verdadeira. Isso implica em levar a serio a evangelização da juventude, seja no âmbito eclesial ou não. Sei que muitos têm dado a vida pela a juventude, porem em especial aqueles que mais atrapalham a evangelização do que contribui para a tal. Falo de maneira mais simples como a conscientização de muitos de nossos padres, e comunidades, e segmentos. Pensam, quantas paróquias você já viu por ai estampando a tão séria Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens, quantas você já viu anunciando Conferências para Juventude, de certo que neste ano teremos também a Campanha da Fraternidade voltada novamente para a juventude, entre outras ações que muitas vezes ficam mais parecendo uma voz clamando no deserto por não ter apoio necessário para conseguir seus objetivos. Começo desde já a rezar para que não seja apenas mais uma campanha, mais uma jornada, mais um evento.

Celebrar a Jornada Mundial da Juventude, não é somente estar no Rio de Janeiro e ou em outra capital ou país. Celebrar é assumir os desafios, os anseios, as dores, as alegrias de uma juventude que ainda só é valorizada pela mídia e também pela própria Igreja nos discursos feitos, nas publicidades irreais. Infelizmente a nossos meio de comunicações só vende as violências as chacinas, o sangue derramado. Muito me entristeceu que pouca ênfase foi dada a multidão de jovens que buscaram o sacramento da reconciliação - “a festa do perdão”, as vigílias, a Eucaristia. Ainda se tem a mentalidade imbecil de passar coisas ruins para se conquistar ibope, e o que é bom, bonito sempre fica em segundo plano, isso quando dão espaço.

Que a juventude de fato seja assumida por todo o povo brasileiro, pelos padres, bispos, cardeais, leigos todos os cristãos católicos e não católicos que realmente estão comprometidos no anúncio da Boa Nova.

Desde já, em meu peito arde à vontade deste encontro com o Papa e com esses jovens, sem duvida farei o possível para estar presente, entretanto, que neste tempo de preparação para esta jornada possamos sim, estar enraizados no amor de Cristo e assim olhar a juventude com um olhar mais próximo da nossa amado Deus, pois como bem ressaltou o Sumo Pontífice em seu encontro com os jovens aqui no Brasil "Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem." Que isto de fato seja assumido por todos nós rumo a uma Igreja jovem.

Demmes Almeida - Pedagogo e Ass. AJS-Pa

Nenhum comentário: