quinta-feira, 4 de agosto de 2011

São João Bosco


Celebrar Dom Bosco

Celebrar o nascimento de Dom Bosco não é meramente recorda o nascimento de um homem que se tornou santo. Nem fazer memória de um sacerdote que viveu seu sacerdócio ate um fim de sua vida.

Celebrar o nascimento de Dom Bosco e olhar as ações, os fatos, de um santo que humanamente vivenciou o sobrenatural da fé. Para Pio XI, "em D. Bosco o sobrenatural havia chegado a ser natural; o extraordinário, ordinário; e a legenda áurea dos séculos passados, realidade presente”. É sem duvida assumir mais do que em palavras um ideal de que nos move na construção de reino de Deus.

Ele escolheu a Juventude. Assumiu-a com todo amor, sofrendo o que deveria sofrer, alegrando-se no que deveria alegrar... Viveu seu ideal não de segunda a sexta como muitos, não apenas figurativamente e nem em busca de recompensar e status. Ele assumiu como sua própria vida. E assim, respirando, alimentando, movendo em torno dessa causa.

“Possuía um vivo discernimento dos espíritos, como ele mesmo afirmou: ‘Ainda muito pequeno, já estudava o caráter de meus companheiros. Olhava-os na face e ordinariamente descobria os propósitos que tinham no coração’. Essa preciosa qualidade depois o ajudaria muito no apostolado com a juventude.”

E hoje, perto de celebrar seus 200 anos de nascimento, podemos nos entristecer quando olhamos para a realidade em que este sonho, que esta vida se faz presente. Longe da ignorância de dizer que nada se faz, ou que não se há mais pessoas que por esse ideal vive. Mas, é lançando os olhos em nossas realidades que nos entristece quando deparamos com um carisma preso a quatro muros...

Sobre a realidade da juventude hoje em nossa cidade, certamente Dom Bosco estaria inquieto e sofrendo junto com os jovens. Estaria com eles e por eles vivendo. E não preso a papel, a estupidez, a burocracia... Precisamos, mais do que nunca, conhecer o pensamento e a prática desse grande Educador, o Padre João Bosco. Ele não ficou trancado em seu gabinete, sonhando e escrevendo bonito como muitos teóricos que conhecemos. Ele saiu em campo, ‘arregaçou as mangas’ e trabalhou. Dom Bosco não esperava as coisas acontecerem, para depois ‘correr atrás do prejuízo’; prevenia situações complicadas trabalhando pelos jovens (veja o Sistema Preventivo de Educação: fé-razão-amor). ‘Se existem jovens maus, é que ninguém cuida deles’"

Certamente seria o primeiro a acender em nós, seus colaboradores, a Fé e em fazer com que jamais desistamos de cada sorriso que entra em uma casa salesiana...

O afeto, a acolhida, uma palavra, o respeito, a alegria... Seriam certamente percebidos e vivenciados pelos meninos e meninas... Será que temos feito isso?

“Educador ímpar, e, sobretudo eficaz diretor de consciências, vários de seus meninos morreram em odor de santidade, sendo o mais conhecido deles São Domingos Sávio”

Então, quando celebramos este santo que foi da juventude e que é da juventude, não devemos ficar no discurso muitas vezes improvisado, mas reinflamar um carisma que há quase 200 anos vem cada vez mais conquistando almas..

“Basta que sejais jovens para que eu vos ame” São João Bosco

Por Demmes Almeida – Pedagogo e Ass. AJS


Um comentário:

Henrique Afonso disse...

ficou muito show esse artigo Demmes; Vira cronista Boletim Salesiano.... kkk