quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Terra, a Grande Maloca - III ENAJS

Pra quem ficou curioso e quem tiver afim de conferir, aí está o vídeo da nossa apresentação na noite cultural (lá no III ENAJS). A nossa mistura de toada e carimbó foi embalada pelo ritmo do Boi Garantido e o enredo "Terra, a Grande Maloca". Confira:



O apresentador diz: "Chama uma indiazinha, aí!"
Cadê? o.Õ

eheheh :p

e Viva a Juventude Salesiana! \^^/

Encontro de Repasse do III ENAJS - Belém e Ananindeua

Conforme o planejado, e programado, o primeiro encontro de repasse do III ENAJS, com as obras salesianas de Belém e Ananindeua aconteceu no dia 25 de outubro (nesse último sábado) e contou com a presença de mais de 60 jovens.
Representantes dos colégios Carmo Belém, Escola Salesiana do Trabalho, Centro Social Auxilium, Instituto Dom Bosco, Carmo Ananindeua e da Paróquia Nossa Senhora das Graças estiveram reunidos em momento de oração, lazer e explanação do tema “Temos mil razões para viver!” lema do III Encontro Nacional da AJS.
Os jovens que participaram do ENAJS, juntamente com o acessor e coordenadores de pastoral da região orientaram os jovens presentes acerca do tema, brincaram, bagunçaram e fortaleceram o espírito de união entre esses jovens de diferentes casas e realidade que, a partir de agora, estão unidos pela causa da AJS, da juventude salesiana.
Houveram também as oficinas acerca das características da Espiritualidade Juvenil Salesiana, orientadas pelos representantes do ENAJS e outros organizadores do encontro. E o encontro contou ainda com a presença do Roberto, jovem de Castanhal que participou do III ENAJS, juntamente com outro jovem de Castanhal também.
Em resumo o encontro de repasse foi muito positivo e abriu caminho para diversos outros projetos que visam, num futuro próximo, unir cada vez mais a juventude salesiana das obras de toda a região.

Viva a juventude! \^^/
E se você quiser conferir o albúm de fotos desse encontro, clique aqui e acesse o albúm virtual do Picasaweb com as fotos desse e outros eventos e atividades da AJS.

Confraternização do Oratório {EST}

Durante o mês de outubro, devido às eleições municipais, Círio de Nazaré e alguns acasos, o Oratório Festivo Dom Bosco, realizado todos os domingos na Escola Salesiana do Trabalho das 14h às 17h, não abriu as portas para receber a juventude das redondezas.

Foi uma folguinha para os animadores e articuladores depois de mais de um semestre trabalhando.

Além da folga, a galera que faz o Oratório da EST, da qual também faço parte, teve seu momento de confraternização, no dia 19 de outubro. Um dia só pra gente!
Churrasco, piscina, vôlei, basquete... foi um momento de lazer muito positivo até pra quem quis praticar o ócio e relaxar um pouco.

Também comemoramos os aniversários do mês de outubro, com direito a bolo, creme de chocolate e muito refrigerante!

A partir do segundo domingo de novembro o Oratório reabre suas portas. É hora de arregaçar as mangas e voltar ao trabalho.

E vem novidades por aí!

E se você quiser conferir o albúm de fotos desse encontro, clique aqui e acesse o albúm virtual do Picasaweb com as fotos desse e outros eventos e atividades da AJS.

Como repassar o III ENAJS?

E depois do III ENAJS é que começa o verdadeiro trabalho: o repasse.

Agora vocês devem se perguntar: “repassar o quê?”;

Ora, repassar o entusiasmo e a alegria vividos no encontro nacional, ou seja, transmitir aos jovens a motivação que recebemos lá.

E, claro, isso não é uma das tarefas mais fáceis, é um desafio. E nós adoramos desafios.

No dia 19 de setembro, pouco mais de uma semana desde o ENAJS, o grupo que viajou já estava reunido novamente para começar a discutir sobre as formas de repasse para as lideranças juvenis das obras da área do Pará.

E logo após, no dia 30 do mesmo mês, o grupo completo, que representou o Pará no ENAJS, reuniu-se novamente com o objetivo de partir para a ação. Definir datas, acerta o local, hora e outros detalhes técnicos. O encontro de repasse para as obras de Belém (Escola Salesiana do Trabalho, Colégio do Carmo, Instituto Dom Bosco e Centro Social Auxilium) e Ananindeua (Carmo Ananindeua e Paróquia Nossa Senhora das Graças) ficou marcado para o dia 25 de outubro lá no Carmo de Ananindeua.

E o encontro com as obras de Castanhal e Salinas ficou certo para os dias 15 e 16 de novembro (posteriormente transferido para os dias 14 e 15 do mesmo mês) na obra das irmãs lá em Salinas.

Novamente, agora no dia 6 de outubro, reunião no Carmo Belém para acertar a programação do encontro de Belém e Ananindeua. E por fim, dia 22, ainda de outubro, reunião, ainda no Carmo Belém, para acertar os últimos detalhes. No dia 24 parte do grupo segue para Ananindeua para organizar o espaço onde seria realizado o evento.

Ufa! Tanta reunião, né? Mas valeu a pena.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Temos mil razões para viver! [Parte 3]

No último dia a gente já acordou naquele clima de despedida. Teve gente, inclusive, que acordou mais cedo para se despedir do maravilhoso centro onde ficamos hospedados, da paisagem das montanhas, do ar puro do campo, das pastagens, de toda aquela bela paisagem que já pela manhã iamos deixar para trás.

De malas prontas, após o café as delegações dirigiram-se aos respectivos ônibus no qual partiriamos rumo a Belo Horizonte para marcar presença no grito dos excluídos. Antes, é claro recebemos nossas orientações sobre como nos comportamos (ehehe, era preciso!) e outros detalhes técnicos.

Já tinha gente se despedindo,chorando, querendo voltar no tempo. É assim mesmo!

Pegamos a estrada naquele mesmo agito de antes, mas agora com uma turma mais unida do que nunca. Chegamos à BH numa manhã de sol e um dia inteiro pela frente.

Seguimos até a concentração e de lá, lotamos a avenida com as cores e a presença da juventude salesiana. Gritamos muito, claro! Conhecemos as principais vias da cidade. Foi ótimo.

Ao final nos dirigimos até o colégio salesiano PIO XII, das irmãs salesianas. Onde almoçamos.

Além disso também fizemos a avaliação do encontro por delegações, discutindo os pontos positivos e negativos de tudo aquilo que foi vivido.

Tivemos nossa celebração de Envio para dar seguimento a esse maravilhoso trabalho de AJS. Recebemos de nossos acessores o cruxifico da missão de sermos bons salesianos, sempre lutando pela causa juvenil.

Muita emoção na hora da despedida. Pegamos as malas e fomos para nosso transporte. A partir dali todos voltariam para suas casas com a certeza das grandes e verdadeiras amizade que por três dias duraram uma vida!

Fomos bagunçando como sempre rumo ao aeroporto de Confins. Aqueles dias foram realmente inesquecíveis.

Embarcamos rumo à Brasília às 18h e passamos aproximadamente cinco horas no aeroporto internacional da capital. Compramos presentinhos para familiares e amigos.

Tivemos também nosso momento de uma pequena confraternização com troca de presentes entre nós e nosso acessor Isley. Rimos, bagunçamos, gritamos, aprontamos, corremos. Nós fizemos de um tudo em matéria de bagunça naquele aeroporto. Mas ser salesiano é isso mesmo, é ser alegre e brincalhão.

Embarcamos a 0h do dia 8, voltando pra Belém, para nossas casas e para a caminhada salesiana por aqui.

Temos muita estrada pela frente e o pontapé inicial já foi dado!

Até o IV ENAJS... quem sabe! \^^/

domingo, 26 de outubro de 2008

Temos mil razões para viver! [Parte 2]

Chegamos por volta das 2h ao Centro Dom Bosco, um mixto de colégio e hotel-fazenda, onde ficamos hospedados durante os três dias.

Ao chegarmos fomos logo nos instalando, conhecemos nossos companheiros de quarto, que na maioria dos casos eram da nossa mesma inspetoria, e fomos almoçar. A partir daí já começamos a nos integrar e conhecer a galera que veio de outras regiões, o povo dos outros estados.
Fomos para um momento de integração, própriamente dito, onde recebemos as orientações acerca do encontro. E, por fim, encaminhados a organização de nossas “tendas”, que no caso era apenas o nosso espaço de apresentação do trabalho de AJS na nossa região e um pouco de nossa cultura, por quê tenda mesmo só teve o povo do sul, sudeste e centro-oeste que chegou cedo.

A apresentação das tendas seguiram até o final da tarde, onde nos reunimos enquanto inspetoria para socializar o que aprendemos com os demais estados.
Tomamos café, jantamos e seguimos, mais tarde, para uma pequena celebração, na qual fechamos a noite.

No dia seguinte, acordamos com a água fria do chuveiro e alguém passou batendo nas portas sinalizando a hora de levantar. O café da manhã contou, inclusive, com o maravilhoso pão-de-queijo mineiro.
Depois toda a delegação norte se reuniu para um momento de apresentação de cada um, fortalecer nossa integração enquanto inspetoria e unir cada vez mais a nossa delegação.
Seguimos para a oração da manhã e, logo após, tivemos uma palestra sobre o Direito à Vida com o bispo salesiano Dom Eduardo, bispo auxiliar de Campo Grande, intervalo e orientação para os mini-fóruns.
Antes do almoço a delegação norte se reuniu para acertar a apresentação. Eis que surge um empasse, o povo de Manaus juntamente com outros estados vizinhos organizou uma Toada do boi Garantido, enquanto que nós, paraenses, iamos arriscar um Carimbó. Seguindo as normas do encontro, selecionamos apenas uma apresentação que seria uma surpresa para a noite.

Após os almoço e o momento de recreação, cada participante dirigiu-se ao mini-fórum no qual foi inscrito, cada participante participou de dois mini-fóruns. Nesses debates aprendemos muitas coisas e creio que trouxemos na bagem bastante material pra repassar esse aprendizado.
Eram 15 minifóruns: 'Direito de nascer', 'Cuidado com o planeta', 'Votar: uma atitude consciente', 'Direitos sociais', 'Voluntariado', 'Redução da idade penal: motivos para dizer não', 'Projeto de vida', 'Economia solidária', 'A descoberta do outro', 'Família', 'Estar conectado', 'Opção pela vida: segurança e responsabilidade', 'Deus, artista do universo', 'Opção vocacional', 'Políticas públicas para a juventude'.
Mais tarde tivemos nossa celebração eucaristica e um jantar seguido da noite cultural, para fechar com chave de ouro nossa última noite no Centro Dom Bosco.
A noite cultural foi repleta de surpresas. A nossa mistura de Toada com Carimbó foi uma delas, enquanto dançavamos Toada, estavamos caracterizados como dançarinos de Carimbó. O povo de Manaus, bem ensaiado, enquanto nós improvisamos alguns passos, e fomos guiados por um coreografo. No final das contas, ouso afirmar, a delegação Norte arrasou nessa noite cultural. Saiu improvisado, porém perfeito.
Depois tivemos também as apresentações das demais regiões e por fim um momento bem animado onde rolou até o ‘pancadão carioca’.

Temos mil razões para viver! [Parte 1]

Nos dias 5, 6 e 7 de Setembro de 2008 aconteceu lá em Cachoeira do Campo (MG) o III Encontro Nacional da Articulação da Juventude Salesiana, que reuniu jovens de todo o Brasil para juntos assumir a causa da defesa da vida gritando e cantando: “Temos mil razões para viver!”.

E foi um encontro inesquecível.

Digo isso como jovem salesiano que esteve lá. Eu tive a feliz oportunidade de participar deste grande evento e posso dizer que foi realmente marcante.

A nossa mobilização começou bem antes do encontro propriamente dito, começou uns três meses atrás quando os jovens da área que foram selecionados para participar foram notificados. A seleção, nas obras dos SDBs, foi feita por obra, já as obras das irmãs salesianas se organizaram de outra forma e estiverem com suas representações lá também.

O Encontro foi tema de uma reunião do inicio do ano com Pe. Chicão (SDB), vice-inspetor de nossa inspetoria.

Trabalhamos, inclusive durante as férias, para angariar fundos e cobrir algumas despesas e os custos da viagem. As nossas obras salesianas também contribuíram com as despesas.
Eu, juntamente com os jovens da EST, realizamos desde colônia de férias, sorteios até vendas de lanches e estivemos na festividade de Dom Bosco com a barraca da pizza.

Durante esse período tivemos reuniões de formação e preparação para o ENAJS, onde debatemos temas como Espiritualidade Juvenil Salesiana, as origens da AJS e os ideais de defesa da vida, principal lema do encontro.
O nosso roteiro começou dia 5 de setembro às 0h, quando chegamos ao Aeroporto Internacional de Belém, nervosismo e ansiedade tomaram conta de nós. Fizemos o check-in, nos dirigimos ao setor de embarque e às 2h30 partimos rumo a Belo Horizonte, com conexão em Brasília.

Às 5h chegamos ao Distrito Federal, Pe. Gennaro conseguiu para nós um city-tour por alguns pontos da cidade, que fizemos após o café da manhã em uma padaria próximo a igrejinha de fatima. Conhecemos, as quadras, o Santuário Dom Bosco, o complexo cultural da República, a Catedral de Brasília, a esplanada dos ministérios, o planalto central, etc. Talvez não tenhamos visto tudo que queríamos, devido ao pouco tempo, mas foi um verdadeiro presente poder conhecer a capital federal e ter esse breve momento de lazer para seguir viagem.
Às 8h chegamos ao aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de onde partimos às 9h rumo à Confins (MG). Chegamos lá por volta das 10h e fomos recebidos com grande festa pelo povo do Amazonas e das regiões próximas, onde também gritamos e agitamos o aeroporto: “Ajs, Ajs, êêêê!”.
Lá por volta das 11h30, já um pouco atrasados subimos no ônibus com toda a delegação da região norte rumo a Cachoeira do Campo. Pelo caminho fomos bagunçando bastante dentro do ‘busão’ e, claro, admirando e tirando muitas fotos da paisagem maravilhosa de Minas, as regiões montanhosas, o horizonte, a aurora, etc.

Foi só o começo de tudo de bom que ainda estaria por vir.

Olá Juventude Salesiana!

Pela necessidade de cada vez mais difundir essa articulação juvenil salesiana entra no ar o blog da AJS - Pará.

Aqui ficarão registrados os mais importantes eventos da AJS na região, artigos, fotos... enfim, uma gama de conteúdos pra você que é salesiano, pra você que simpatiza com a nossa filosofia e pra toda juventude.

Por quê basta ser jovem para ser amado, já dizia Dom Bosco.

E se você tem idéias, mostre-as.
Mostre naquilo que você é bom.
Faça parte da AJS e faça valer a voz e o protagonismo juvenil!

Viva a Juventude!