domingo, 26 de outubro de 2008

Temos mil razões para viver! [Parte 1]

Nos dias 5, 6 e 7 de Setembro de 2008 aconteceu lá em Cachoeira do Campo (MG) o III Encontro Nacional da Articulação da Juventude Salesiana, que reuniu jovens de todo o Brasil para juntos assumir a causa da defesa da vida gritando e cantando: “Temos mil razões para viver!”.

E foi um encontro inesquecível.

Digo isso como jovem salesiano que esteve lá. Eu tive a feliz oportunidade de participar deste grande evento e posso dizer que foi realmente marcante.

A nossa mobilização começou bem antes do encontro propriamente dito, começou uns três meses atrás quando os jovens da área que foram selecionados para participar foram notificados. A seleção, nas obras dos SDBs, foi feita por obra, já as obras das irmãs salesianas se organizaram de outra forma e estiverem com suas representações lá também.

O Encontro foi tema de uma reunião do inicio do ano com Pe. Chicão (SDB), vice-inspetor de nossa inspetoria.

Trabalhamos, inclusive durante as férias, para angariar fundos e cobrir algumas despesas e os custos da viagem. As nossas obras salesianas também contribuíram com as despesas.
Eu, juntamente com os jovens da EST, realizamos desde colônia de férias, sorteios até vendas de lanches e estivemos na festividade de Dom Bosco com a barraca da pizza.

Durante esse período tivemos reuniões de formação e preparação para o ENAJS, onde debatemos temas como Espiritualidade Juvenil Salesiana, as origens da AJS e os ideais de defesa da vida, principal lema do encontro.
O nosso roteiro começou dia 5 de setembro às 0h, quando chegamos ao Aeroporto Internacional de Belém, nervosismo e ansiedade tomaram conta de nós. Fizemos o check-in, nos dirigimos ao setor de embarque e às 2h30 partimos rumo a Belo Horizonte, com conexão em Brasília.

Às 5h chegamos ao Distrito Federal, Pe. Gennaro conseguiu para nós um city-tour por alguns pontos da cidade, que fizemos após o café da manhã em uma padaria próximo a igrejinha de fatima. Conhecemos, as quadras, o Santuário Dom Bosco, o complexo cultural da República, a Catedral de Brasília, a esplanada dos ministérios, o planalto central, etc. Talvez não tenhamos visto tudo que queríamos, devido ao pouco tempo, mas foi um verdadeiro presente poder conhecer a capital federal e ter esse breve momento de lazer para seguir viagem.
Às 8h chegamos ao aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de onde partimos às 9h rumo à Confins (MG). Chegamos lá por volta das 10h e fomos recebidos com grande festa pelo povo do Amazonas e das regiões próximas, onde também gritamos e agitamos o aeroporto: “Ajs, Ajs, êêêê!”.
Lá por volta das 11h30, já um pouco atrasados subimos no ônibus com toda a delegação da região norte rumo a Cachoeira do Campo. Pelo caminho fomos bagunçando bastante dentro do ‘busão’ e, claro, admirando e tirando muitas fotos da paisagem maravilhosa de Minas, as regiões montanhosas, o horizonte, a aurora, etc.

Foi só o começo de tudo de bom que ainda estaria por vir.

Nenhum comentário: