domingo, 26 de outubro de 2008

Temos mil razões para viver! [Parte 2]

Chegamos por volta das 2h ao Centro Dom Bosco, um mixto de colégio e hotel-fazenda, onde ficamos hospedados durante os três dias.

Ao chegarmos fomos logo nos instalando, conhecemos nossos companheiros de quarto, que na maioria dos casos eram da nossa mesma inspetoria, e fomos almoçar. A partir daí já começamos a nos integrar e conhecer a galera que veio de outras regiões, o povo dos outros estados.
Fomos para um momento de integração, própriamente dito, onde recebemos as orientações acerca do encontro. E, por fim, encaminhados a organização de nossas “tendas”, que no caso era apenas o nosso espaço de apresentação do trabalho de AJS na nossa região e um pouco de nossa cultura, por quê tenda mesmo só teve o povo do sul, sudeste e centro-oeste que chegou cedo.

A apresentação das tendas seguiram até o final da tarde, onde nos reunimos enquanto inspetoria para socializar o que aprendemos com os demais estados.
Tomamos café, jantamos e seguimos, mais tarde, para uma pequena celebração, na qual fechamos a noite.

No dia seguinte, acordamos com a água fria do chuveiro e alguém passou batendo nas portas sinalizando a hora de levantar. O café da manhã contou, inclusive, com o maravilhoso pão-de-queijo mineiro.
Depois toda a delegação norte se reuniu para um momento de apresentação de cada um, fortalecer nossa integração enquanto inspetoria e unir cada vez mais a nossa delegação.
Seguimos para a oração da manhã e, logo após, tivemos uma palestra sobre o Direito à Vida com o bispo salesiano Dom Eduardo, bispo auxiliar de Campo Grande, intervalo e orientação para os mini-fóruns.
Antes do almoço a delegação norte se reuniu para acertar a apresentação. Eis que surge um empasse, o povo de Manaus juntamente com outros estados vizinhos organizou uma Toada do boi Garantido, enquanto que nós, paraenses, iamos arriscar um Carimbó. Seguindo as normas do encontro, selecionamos apenas uma apresentação que seria uma surpresa para a noite.

Após os almoço e o momento de recreação, cada participante dirigiu-se ao mini-fórum no qual foi inscrito, cada participante participou de dois mini-fóruns. Nesses debates aprendemos muitas coisas e creio que trouxemos na bagem bastante material pra repassar esse aprendizado.
Eram 15 minifóruns: 'Direito de nascer', 'Cuidado com o planeta', 'Votar: uma atitude consciente', 'Direitos sociais', 'Voluntariado', 'Redução da idade penal: motivos para dizer não', 'Projeto de vida', 'Economia solidária', 'A descoberta do outro', 'Família', 'Estar conectado', 'Opção pela vida: segurança e responsabilidade', 'Deus, artista do universo', 'Opção vocacional', 'Políticas públicas para a juventude'.
Mais tarde tivemos nossa celebração eucaristica e um jantar seguido da noite cultural, para fechar com chave de ouro nossa última noite no Centro Dom Bosco.
A noite cultural foi repleta de surpresas. A nossa mistura de Toada com Carimbó foi uma delas, enquanto dançavamos Toada, estavamos caracterizados como dançarinos de Carimbó. O povo de Manaus, bem ensaiado, enquanto nós improvisamos alguns passos, e fomos guiados por um coreografo. No final das contas, ouso afirmar, a delegação Norte arrasou nessa noite cultural. Saiu improvisado, porém perfeito.
Depois tivemos também as apresentações das demais regiões e por fim um momento bem animado onde rolou até o ‘pancadão carioca’.